1

O você em Portugal é usado como sujeito oculto pelo que tenho visto em Lisboa, Coimbra e Porto, além dos médias. Fala-se assim: "Agora que leu o termo de contrato, (você) deve assinar na linha pontilhada. Isto implica que (você) concorda com os termos no presente documento".

Outra variação é o pronome do discurso indireto "si" no lugar de você:"Esta prenda é para si", "trazemos o melhor da notícia para si". No Brasil, usa-se o "si" precedido de um verbo no imperativo: "guarde para si", "faça isto para si".

O caso do uso do você no Brasil já está impregnado a nível vicioso? o voceísmo, que é a afirmação do verbo como ato praticado pela segunda pessoa, numa construção bizarra: "você me conhece", "Agora você tem a mitigação e a quarentena vertical e você tem a horizontal, você opta pela horizontal" (você ou as pessoas tomadoras de decisão)?

"Na segurança pública, você (eu ou o agente da lei?) deve optar por soluções pacíficas, que protejam a vida humana. Você (eu?) só deve usar a força quando você (eu?) vir que estão esgotadas as possibilidades de controle não-violentas".

— Bem, aaah..., você tem que dar mais educação aaah... para o povo, aaah..., não basta você apenas aaah... você reforçar o aparelhamento de segurança pública, aaah..., porque senão você cai num aaah..., círculo vicioso aaah..., e aí, aaah..., você permanece com os problemas, você continua com eles aaah..., só que aaah... mais agravados. Você sabe, né, aaah... educação é a base de tudo...

Este uso disseminado do você, como o "a gente" em lugar da primeira pessoa do plural todas as vezes, não seria um vício de linguagem ao nível do gerundismo?

Fontes:

5
  • 1
    Em Portugal tu fazes isso com o tu. Agora, não sei é se vais conseguir dar uma resposta minimamente objetiva a esta pergunta.
    – Jacinto
    Apr 29, 2020 at 9:40
  • É como diz o Jacinto: em Portugal é o sujeito que é oculto; não o você especificamente.
    – ANeves
    Apr 29, 2020 at 13:10
  • dicionario.priberam.org/v%C3%ADcio vício?? Acho que esta é uma pergunta ridícula, pessoalmente. gerundismo e você, poco tem a ver.
    – Lambie
    May 1, 2020 at 17:59
  • Obrigado pelas respostas. Contudo, meu pensamento tem direção oposta ao relativismo linguistico. Eu creio que o uso exagerado do você em lugar do discurso indireto e na 3a pessoa está ao mesmo pé do gerundismo e do agentismo e empobrecem o idioma pois diminuem as conjugações verbais. Enfim, é o que acho. Obrigado e até mais ver. May 6, 2020 at 7:17
  • Lambie, acho que quis dizer " pouco". Se aceita-se gerundismo, porquê o preconceito com o voceísmo? May 6, 2020 at 7:20

2 Answers 2

-1

'O Português do Brasil usa o pronome pessoal você, quer para designar a 2.ª, quer a 3.ª pessoa do singular, correspondentes ao tu e ele/a do Português Europeu. É uma forma de tratamento muito comum no Brasil' na forma informal.

1
  • 2
    Acho que não é exatamente isso. O pronome você é usado para designar sempre a 2ª pessoa do singular, porém para fins de conjugações utiliza-se a 3ª pessoa do singular. May 4, 2020 at 0:52
-1

Sugerir que o uso natural de um idioma, em determinada região ,possa ser um vício de linguagem é uma abordagem incorreta sob o ponto de vista linguístico, uma vez que parte-se do princípio de que determinada norma é a correta em detrimento de outra. O uso do "você" reflete pura e simplesmente a utilização natural do idioma no Brasil.

1
  • 1
    Então, do ponto de vista linguístico, não é um vício de linguagem o uso da palavra "literally" com o sentido metafórico de "metafórico" (o seu oposto)? Custa-me a crer. "Alegações extraordinárias requerem evidências extraordinárias", podes fundamentar a tua resposta?
    – ANeves
    May 6, 2020 at 11:07

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.