6

Eu estava procurando se é possível adicionar um sufixo para verbos terminados em -por ou o próprio verbo pôr, mas eu não encontrei nada.

Quero adicionar um sufixo, como nos exemplos abaixo:

• soltar → soltável;

• matar → matável;

• saber → sabível;

• beber → bebível;

• sumir → sumível;

• ir → ível (não sei se está correto este);

• pôr → ?;

• compor → ?.

Existe algum sufixo assim, para vermos acabados em -or ?

• Schilive, espero que tenhas gostado da minha edição da tua pergunta; se não, creio que já sabes, só tens de clicar em "edit" e fazer "rollback" ou alterar à tua vontade. É a tua pergunta. Uma dica: naturalmente eu fico satisfeito quando alguém "desaceita" uma resposta anterior e aceita a minha; para o autor da outra resposta isso não é a surpresa mais agradável do mundo. O que eu faço nas minhas perguntas é votar para cima sempre que uma resposta é razoável e esperar uns dias antes de aceitar uma. – Jacinto Apr 16 '20 at 7:28
4

Para dar mais uns exemplos, os seguintes estão atestados no Priberam:

Este vêm listados no Houaiss no verbete -por, mas não encontrei com verbete próprio em dicionário nenhum. Mas vêm na Academia Brasileira de Letras:

• Expor → Exponível
  • Pressupor → Pressuponível
  • Propor → Proponível

Este vem também listado no Houaiss no verbete -por, mas não encontrei com verbete próprio em dicionário nenhum, nem na Academia Brasileira de Letras. Encontra-se no entanto em literatura académica no Google Books:

• Contrapor → Contraponível

Depois ainda tens adjetivos formados a partir dos anteriores mais o prefixo in-:

• Incomponível
  • Indecomponível
  • Indisponível
  • intransponível

Existe, claro, o verbo indispor, mas segundo o Houaiss, indisponível formou-se a de in- + disponível e não de indispor, o que faz sentido.

Curiosidade: todos estes adjetivos têm um -n-disponível, transponível, etc. — porque são formados a partir do verbo latino, que era ponere, componere, etc. Ver esta pergunta sobre componível.

Nota pessoal: eu acho que algumas individualidades são altamente deponíveis, mas parece que ainda ninguém inventou a palavra.

• Destituíves, antes fossem... – bad_coder Apr 30 '20 at 17:18
  • @bad_coder, essa palavra também não vem no Priberam, mas restituível vem. Diz lá que isto não é panelinha qualquer! – Jacinto Apr 30 '20 at 19:12
  • Tens razão Jacinto. É como o "respondente" (que tem thread aqui)...Vou prestar mais atenção a casos como o desta palavra que indicaste. – bad_coder Apr 30 '20 at 20:21
3
  • Para compor temos componível.

• Para pôr (em vista de componível, oponível, disponível), imagino que o candidato seria "ponível". No entanto, parece que não há registro nos dicionários.

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy