5

As conjunções adversativas mas, contudo, porém, no entanto, entretanto e todavia são utilizadas no sentido de oposição, restrição ou compensação.

Exemplos:
Tentei explicar, mas não sei se que consegui ser claro.
Nesta pergunta todas estas conjunções tem o mesmo sentido, no entanto pode existir regras para melhor utiliza-las.

Existe alguma regra para se escolher entre uma ou outra?

Quando e de que forma devemos utilizar estas conjunções?

5
  • 2
    Acho que não existe nenhuma regra e podes usar todas, uma vez que, são sinónimos.
    – Jorge B.
    Aug 7, 2015 at 12:38
  • @JorgeB. em Portugal sinônimos é com acento agudo? sinónimos
    – LucasMotta
    Aug 7, 2015 at 14:43
  • É sim @LucasMotta sinónimos.
    – Jorge B.
    Aug 7, 2015 at 15:41
  • Legal, eu também não sabia . Aug 7, 2015 at 16:43
  • foi realmente no entanto não há explicação a respeito da adversativa TODAVIA.
    – user1255
    Aug 10, 2016 at 14:40

1 Answer 1

7

As conjunções adversativas ligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação. Também pode gerar um sentido de consequência a algo dito anteriormente (ex.: mas, porém, todavia, entretanto, mesmo assim, no entanto, senão, não obstante, contudo, etc).

Obs.: Antes das Conjunções adversativas a vírgula é obrigatória

REGRAS

Das conjunções adversativas, "mas" deve ser empregada sempre no início da oração: as outras (porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto, etc.) podem vir no início ou no meio.

Exemplos:

• Ninguém respondeu à pergunta, mas os alunos sabiam a resposta.

• Ninguém respondeu à pergunta; os alunos, porém, sabiam a resposta.

A palavra "pois", quando é conjunção conclusiva, vem geralmente após um ou mais termos da oração a que pertence.

Exemplo:

• Você o provocou com essas palavras; não se queixe, pois, de seus ataques.

Quando é conjunção explicativa," pois" vem, geralmente, após um verbo no imperativo e sempre no início da oração a que pertence.

Exemplo:

• Não tenha receio, pois eu a protegerei...

Mais Exemplos:

• Tentei chegar na hora, porém me atrasei.
  • Ela trabalha muito, mas ganha pouco.
  • Não ganhei o prêmio, no entanto dei o melhor de mim.
  • Não vi meu sobrinho crescer, no entanto está um homem.
0

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.