14

Eu sempre usei "antes de ontem", no entanto me deparei que algumas pessoas pronunciam anteontem, qual é o correto?

anteontem

ou

antes de ontem

1

4 Answers 4

14

Ambas as formas estão corretas do ponto de vista linguístico. Contudo, quando nós queremos nos referir rigorosamente ao dia anterior a ontem, será preferível optar pelo advérbio de tempo, anteontem.

Isto porque a expressão antes de ontem pode não transmitir com precisão a ideia de dia anterior a ontem. O dia antes de ontem pode ser qualquer dia que já tenha se passado e não seja o dia de ontem.

Fonte: Em Português Corre(c)to

2
  • A expressão "antes de ontem" até é frequentemente usada para o dia anterior a ontem, ao contrário do que se consta aqui.
    – E_net4
    Jul 19, 2015 at 16:40
  • 4
    estou dizendo que é preferivel usar, não que é mais usado Jul 19, 2015 at 23:39
11

Muitos usam "antes de ontem" no lugar de "anteontem". No entanto, essas expressões não têm exatamente o mesmo sentido.

• "Antes de ontem" é mais genérica. De modo prático:

Se hoje é quinta-feira e eu digo que um fato ocorreu antes de ontem, esse fato pode ter ocorrido terça-feira, segunda-feira, domingo, sábado, ou seja, qualquer dia antes de ontem.

• "Anteontem" (advérbio) é específica, refere-se apenas a um determinado dia. Por exemplo:

Se hoje é quinta e eu digo que um fato ocorreu anteontem, esse fato ocorreu exatamente terça-feira.

Em resumo:

• antes de ontem - qualquer dia antes de ontem.

• anteontem - o dia anterior a ontem.

Fonte:

http://www.portuguesnarede.com/2013/08/questao-de-sentido-anteontem-x-antes-de.html

1
  • Na pratica, pelo menos na minha aplicação dessas duas expressões, não há diferença alguma, mas eu também não serei a pessoa mais indicada para fazer uma analise. Mas provavelmente esta distinção pode ser necessária em algumas situações, claramente.
    – user31
    Sep 2, 2016 at 20:13
0

Anteontem traz referência ao dia anterior a ontem (se hoje é sexta, ontem foi quinta e anteontem foi quarta!), ou seja, não há extensão ou dubiedade do termo, devendo ser usado estritamente para se referir ao dia anterior a ontem... Antes de ontem, por sua vez, pode se referir a "qualquer" dia antes de ontem (se hoje é sexta, ontem foi quinta e antes de ontem podia ser quarta, terça, segunda ou qualquer dia anterior à esse, retroativamente). Espero ter ajudado!

1
  • 6
    O que tem de diferente das outras respostas? Faltou algo nas outras respostas?
    – Reptile
    Sep 2, 2016 at 15:49
0

Com certeza as duas formas são corretas. A diferença está no significado, veja aqui: http://qintelecto.blogspot.com.br/2016/11/dia-antes-de-ontem-ou-anteontem.html

2
  • 2
    Amigo isto não é fórum de suporte, é um Q&A, comentários deve ser feito no campo de comentários, agora se deseja que isto seja uma resposta dê contexto, note que isto não é uma opinião minha, mas sim uma característica do site como o Help explica portuguese.stackexchange.com/help/how-to-answer (leia a parte escrito "Provide context for links"), então por favor entenda como uma critica construtiva.
    – Reptile
    Nov 25, 2016 at 15:55
  • melhore a sua resposta que você ganha uns pontos positivos.
    – danilo
    Aug 21, 2018 at 13:30

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.