Eu sempre usei "antes de ontem", no entanto me deparei que algumas pessoas pronunciam anteontem, qual é o correto?
anteontem
ou
antes de ontem
Portuguese Language Stack Exchange is a question and answer site for linguists, teachers and learners wanting to discuss the finer points of the Portuguese language. It only takes a minute to sign up.
Sign up to join this communityEu sempre usei "antes de ontem", no entanto me deparei que algumas pessoas pronunciam anteontem, qual é o correto?
anteontem
ou
antes de ontem
Ambas as formas estão corretas do ponto de vista linguístico. Contudo, quando nós queremos nos referir rigorosamente ao dia anterior a ontem, será preferível optar pelo advérbio de tempo, anteontem.
Isto porque a expressão antes de ontem pode não transmitir com precisão a ideia de dia anterior a ontem. O dia antes de ontem pode ser qualquer dia que já tenha se passado e não seja o dia de ontem.
Fonte: Em Português Corre(c)to
Muitos usam "antes de ontem" no lugar de "anteontem". No entanto, essas expressões não têm exatamente o mesmo sentido.
"Antes de ontem" é mais genérica. De modo prático:
Se hoje é quinta-feira e eu digo que um fato ocorreu antes de ontem, esse fato pode ter ocorrido terça-feira, segunda-feira, domingo, sábado, ou seja, qualquer dia antes de ontem.
"Anteontem" (advérbio) é específica, refere-se apenas a um determinado dia. Por exemplo:
Se hoje é quinta e eu digo que um fato ocorreu anteontem, esse fato ocorreu exatamente terça-feira.
Em resumo:
antes de ontem - qualquer dia antes de ontem.
anteontem - o dia anterior a ontem.
Fonte:
http://www.portuguesnarede.com/2013/08/questao-de-sentido-anteontem-x-antes-de.html
Anteontem traz referência ao dia anterior a ontem (se hoje é sexta, ontem foi quinta e anteontem foi quarta!), ou seja, não há extensão ou dubiedade do termo, devendo ser usado estritamente para se referir ao dia anterior a ontem... Antes de ontem, por sua vez, pode se referir a "qualquer" dia antes de ontem (se hoje é sexta, ontem foi quinta e antes de ontem podia ser quarta, terça, segunda ou qualquer dia anterior à esse, retroativamente). Espero ter ajudado!
Com certeza as duas formas são corretas. A diferença está no significado, veja aqui: http://qintelecto.blogspot.com.br/2016/11/dia-antes-de-ontem-ou-anteontem.html