1

Qual destas frases é a correta?

• Soma e adição são a mesma operação.
  • Soma e adição é a mesma operação.

Considerando que o termo "soma e adição" é um sintagma nominal plural (eles são a mesma operação), penso que a primeira forma é a correta, mas me soa muito estranho.

Já operação é singular. Será que o verbo de ligação pode concordar com o segundo termo?

Qual a forma correta?

Depois da discussão nos comentários, eu decidi pesquisar numas apostilas antigas que tenho, e encontrei a seguinte particularidade:

Quando o sujeito composto é formado por núcleos sinônimos ou quase sinônimos, o verbo pode ficar no plural ou no singular.

Por Exemplo:

Descaso e desprezo marcam / marca seu comportamento.

Mantenho a pergunta, essa mesma regra se aplica para verbo de ligação?

1 Answer 1

4

Resposta curta, porém precisa:

Clarke Kent e o Superman são a mesma pessoa.

Eles são a mesma pessoa.

Soma e adição são a mesma operação.

Elas são a mesma operação.

Concordância verbal - Concordância verbal é a relação estabelecida de forma harmônica entre sujeito e verbo. Isso quer dizer que quando o sujeito está no singular, o verbo também deve estar; quando o sujeito estiver no plural, o verbo também estará.

5
  • Sim, concordo. Mas porquê? E se vier alguém e responder apenas "resposta curta, porém precisa: FCP e Benfica é tudo a mesma corja."? Decidimos qual a resposta correta, consoante o número de upvotes? Mas e se o comum dos votantes for um ignorante, e votar errado? Como pode um leitor crítico mas que não saiba a resposta, confiar? :)
    – ANeves
    Apr 13, 2020 at 13:02
  • 1
    @ANeves, a pergunta é elementar e a resposta está de acordo. A resposta mostra de forma nada sutil, o óbvio: que o verbo tem que concordar com o sujeito em número. Na sua frase, "tudo" não tem plural, e eu colocaria uma vírgula depois de Benfica. Além do mais há uma inversão, a saber, "tudo é a mesma corja". De qualquer forma vou expandir. Sei que com moderador não se discute, mas o senhor está errado. Os Dragões, Azuis e Brancos, estão bem acima da ralé. :-)
    – Centaurus
    Apr 13, 2020 at 13:48
  • Realmente, uma explicação mais adequada, com explicações, seria interessante. Pois nesse caso o verbo é de ligação, estabelece uma certa relação de igualdade. Por exemplo: "a operação em questão é soma e adição, as quais são a mesma.". Aceitei como resposta para não ser chato.
    – user8035
    Apr 13, 2020 at 21:21
  • Para mim está ótimo como está agora! Obrigado pelas melhorias, toma um voto-acima.
    – ANeves
    Apr 14, 2020 at 0:20
  • (Se calhar levavas era um voto-abaixo, para aprenderes a não regurgitar barbaridades como "com moderador não se discute". :p Que quanto mais responsabilidade tenho, mais preciso que me questionem para eu ter a certeza que não estou a fazer asneira, ehm! 🤍)
    – ANeves
    Apr 14, 2020 at 0:25

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.