1

Eu e várias pessoas que conheço recorrentemente ficamos em dúvida de qual usar e porquê. Na frase "Acho que ela está bem", fico na dúvida se não deveria ser "Acho que ela esteja bem"; ambas me parecem certas e com idéias diferentes, mas não consigo ver a diferença. Perguntei a minha mãe, meu avô, minha professora de inglês e até ao meu papagaio, mas ninguém soube me reponder. Por isso eu vos peço que faleis a diferença que vós vedes ou se um de vós souber a diferença e souber explicar, agradeço der uma resposta. Deixarei alguns exemplos abaixo para vós poderdes opinar sobre, se quiserdes; eu acho que alguns estão errados, mas, vale a pena perguntar.

"Eu acho que ele está/esteja bem"; (não sei)

"Eu espero que ele morre/morra logo!"; (acho que só "morra" está certo)

"Deves namorar com que amas/ames"; (não tenho idéia)

"Eu Queres que eu apague/apago a luz?"; (acho que só "apague" está certo)

"Eu chuto que esta é/seja a resposta certa"; (0 idéias)

"Não há quem realmente chora/chore". (sei menos ainda)

Obrigado de antemão por teres visto! E obrigado se repondeste a minha dúvida; se não, tudo bem também (rimou!)!

2
  • Fico chocado que o papagaio não saiba uma coisa dessas! A esta hora já tou mais a dormir que acordado, mas talvez encontres alguma coisa de útil nesta questão
    – Jacinto
    Apr 13, 2020 at 22:43
  • Bem me parecia que havia outra pergunta sobre este assunto.
    – Jacinto
    Apr 23, 2020 at 7:39

1 Answer 1

0

Se o verbo tem a ideia de hipótese, deve-se usar o subjuntivo. Mas se o verbo tem a ideia de uma ação concreta no presente deve-se usar o indicativo:

• "Eu acho que ele está bem" >= concreto

• "Eu espero que ele esteja bem" <= hipotético

• "Eu espero que ele morra logo!" <= hipotético

• "Deves namorar com que amas" <= concreto

• "Queres que eu apague a luz?" <= hipotético

• "Eu chuto que esta seja a resposta certa" <= hipotético

• "Não há quem realmente chora/chore". <= depende do contexto

0

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.