3

No sentido cotidiano, culinário (em oposição ao da botânica) das palavras, qual é a diferença entre verdura e legume? E quando um fruto é chamado fruta, e quando é chamado legume?

Os dicionários parecem ser de pouca ajuda para fazer essa diferenciação:

• Priberam:

verdura - Hortaliça
legume - Produto da horticultura. Hortaliça.
hortaliça - Nome genérico das plantas herbáceas comestíveis de que se aproveita a raiz, o caule, a folha ou o fruto (excepção feita dos legumes).
fruta - Fruto comestível.

• Aulete:

verdura - Planta comestível, ger. cultivada em hortas; HORTALIÇA
legume - Ver hortaliça.
hortaliça - Denominação genérica de plantas cultivadas em horta para alimentação humana; ERVA; VERDURA
fruta - Nome comum a todos os frutos, pseudofrutos e infrutescências comestíveis

4
  • No sentido cotidiano brasileiro, verdura são as folhas verdes, fruta é algo "doce" que você comeria de sobremesa. Tudo o que sobra, exceto arroz e feijão, é chamado de legume.
    – Pedro
    Commented Apr 11, 2020 at 13:23
  • Eu geralmente digo "fruta" para tudo, porquanto eu nunca soube diferenciar os termos. Até hoje ninguém reclamou; mas se falo vegetal para algo que não se geralmente considera vegetal, ouço coisa.
    – Schilive
    Commented Sep 3, 2021 at 16:22
  • 1
    @Schilive No plural, imagino que possa funcionar - mas se você oferecer uma fruta para alguém e entregar uma berinjela acho que não será bem recebido. :-D
    – stafusa
    Commented Sep 3, 2021 at 16:59
  • As abóboras e as cenouras são legumee, mas não são verduras. Verdura: que contém a cor verde.
    – Lambie
    Commented Oct 1, 2021 at 14:37

2 Answers 2

4

Sem nenhuma referência, meu conhecimento popular é bem simples e fácil de lembrar:

Consideramos verduras, os caules, folhas e flores comestíveis: alface, agrião, espinafre, rúcula, bertalha, repolho, couve-flor, brócoli, brócoli americano, aipo, aspargos, palmito, vagem, etc.

Fruta é todo vegetal que tem caroço ou semente cuja função é a reprodução: abóbora, mamão, tomate, laranja, pera, maçã, uva, abacate, etc. Bananas têm sementes embora a reprodução seja feita por estaca.

legumes são as frutas pouco doces, tubérculos, raízes e bulbos que fazem parte do nosso cardápio de refeições: aipim, inhame, cenoura, batatas diversas, abóbora, tomate, pepino, berinjela, alho, cebola, abacate (em algumas culturas).

Tudo isso é "cultura popular", a forma como o povo classifica. Não adianta querer discutir com o feirante que abóbora e tomate são frutos, que a couve-flor é uma flor, e que a cenoura é uma raíz.

Classificações científicas já ficam no campo da botânica, e não no uso dessas palavras na língua portuguesa.

7
  • Bem claro; gosto. Mas estou a entender corretamente que "fruta" é mutuamente exclusivo com "legumes"? Que normalmente, cada vegetal é posto em apenas uma dessas 3 categorias, mesmo que pudesse caber (menos bem, talvez) numa das outras?
    – ANeves
    Commented Apr 10, 2020 at 18:18
  • @ANeves Popularmente, a abóbora e o tomate são encontrados na seção de legumes dos super-mercados. O abacate é junto com a frutas. No entanto, abóbora e tomate têm sementes para reprodução e, em tese, são frutas. O abacate, em países como o México, é uma fruta utilizada em receitas de saladas e pratos salgados. Não sei como os mexicanos o classificam popularmente. No Brasil ainda é consumido principalmente como fruta.
    – Centaurus
    Commented Apr 11, 2020 at 0:07
  • 1
    Ótima a inclusão de exemplos. Só palmito que, junto com a cebola, penso que consideraria um legume.
    – stafusa
    Commented Sep 3, 2021 at 0:22
  • @stafusa Cebola foi citada em legumes.
    – Centaurus
    Commented Sep 3, 2021 at 0:25
  • 1
    Eu sei, acho que não fui claro - o que quis dizer é que colocaria o palmito junto com ela, entre os legumes.
    – stafusa
    Commented Sep 3, 2021 at 0:26
3

Termos do cotidiano, especialmente quando usados para classificações, raramente admitem definições rigorosas como as que se usam nas ciências.

Por exemplo, é comum se falar em "pessoas e animais", apesar de pessoas, biologicamente, também serem animais. Nesse sentido, é importante deixar claro o contexto em que os termos estão sendo usados - aqui, o cotidiano/culinário, em oposição ao biológico/botânico.

O (curto) verbete da Wikipedia em português esclarece muito bem essa situação e vale a leitura (grifo meu):

Hortaliça:

Dentre as categorias de plantas alimentícias, ou comestíveis, os conceitos são bastante abrangentes e não excludentes.

Não são geralmente consideradas hortaliças as frutas, os frutos secos, as especiarias, os grãos, as batatas e algumas raízes tuberosas, como a mandioca. No entanto, do ponto de vista nutricional, todos estes produtos, com exceção das frutos doces, podem ser consideradas hortaliças.

Em botânica, os termos "fruto" e "legume" têm significados bem definidos, mas "hortaliça" e "verdura" não. Já em agronomia, em culinária e em linguagem popular, as definições podem variar, e o uso destes termos é muitas vezes indiscriminado. Alguns separam as plantas (ou suas partes) consumidas em frutas (vegetais doces) e hortaliças (vegetais não-doces) e, por sua vez, as hortaliças são divididas em verduras (consumidas cruas) e legumes (consumidos após cozimento). Outros separam as hortaliças com base no tipo de órgão: verduras seriam as folhas e flores comestíveis, e legumes seriam os frutos (no sentido botânico) não-doces, os caules e os órgãos subterrâneos (raízes, tubérculos e bulbos) comestíveis.

O termo legume, em botânica, serve para designar um tipo de fruto (no sentido botânico), também chamado vagem e as sementes que contêm, como os feijões.

Usualmente, as verduras incluem as folhas (por exemplo, da alface), caules (espargo) e raizes de diversas plantas, como a cenoura. Mas o termo pode também incluir frutos não-doces, como as vagens verdes (por exemplo, do feijão) ou as suas sementes (como as das favas), o pepino, os diferentes tipos de abóboras, tomates, abacates e pimentas.

Por extensão, consideram-se por vezes como hortaliças algumas sementes já maduras (secas), como as ervilhas e feijões, que se cozinham depois de ensopadas em água para facilitar a cozedura.

Diante dessa diversidade de conceitos, uma alternativa é o uso do termo generalista "planta comestível".

Update: Reiterando a busca sobre o assunto, encontram-se muitas fontes contraditórias na rede — provavelmente variações regionais e de contexto, além de interpretações pessoais. Há até quem afirme que frutas são uma categoria de legumes. Acho que fico com o encerramento de uma matéria da BBC Brasil a respeito:

Resumindo: vou continuar a ter as dúvidas que levantei no início deste post. Na boa: seria tudo mais fácil se fizéssemos que nem os ingleses, chamássemos todos eles de vegetais, e ponto.

4
  • Em pt-PT, "legume-vagem" é "leguminosa". No Brasil não? O Aulete diz que o "fruto [da leguminosa] é o legume". Hmm... será que isto é também verdade em pt-PT?
    – ANeves
    Commented Apr 10, 2020 at 18:14
  • @ANeves Não lembro de ver em pt-BR "leguminosa" ser usado no dia a dia, só no sentido da botânica - que é o que consta no verbete do Aulete que você linkou; aliás, não encontrei "legume-vagem" nem no Priberam, nem na Infopédia.
    – stafusa
    Commented Apr 10, 2020 at 18:20
  • (Quando escrevi "legume-vagem", queria significar "legume (na definição de vagem)", por oposição a "legume (na definição de planta)". O -vagem era... uma espécie de qualificador; mas não uma parte de uma palavra realmente existente.)
    – ANeves
    Commented Apr 11, 2020 at 5:06
  • @ANeves (-‸ლ) (facepalm).
    – stafusa
    Commented Apr 11, 2020 at 7:49

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.