Na seguinte frase,
Ele é mais novo do que eu.
poderia acontecer a seguinte mudança?
Ele é mais novo do que mim.
Em relação a construção que precede o pronome, seria mais culto
Ele é mais novo que pronome ou Ele é mais novo do que pronome
O correto é Ele é mais novo do que eu ou Ele é mais novo que eu. Isso porque o eu pode ser usado como sujeito ou predicativo do sujeito e o mim deve ser precedido de uma preposição.
Antes de mais nada, é preciso entender que os pronomes do caso reto exercem a função de sujeito e predicativo do sujeito.
São pronomes do caso reto:
Já os pronomes oblíquos tônicos exercem a função de objeto indireto e são sempre precedido de uma preposição como para, com, de etc.
São pronomes oblíquos tônicos:
Podemos observar que é incorreto utilizar "do que mim" (no exemplo dado), mas continuemos.
Na frase Ele é mais novo do que eu, possuímos duas orações:
Atenção! O verbo ser está subentendido/implícito
Para encontrar o sujeito de cada oração, devemos perguntar aos verbos é e sou, respectivamente, quem é? e quem sou?. Dessa forma encontraremos o sujeito ele e eu. Logo o correto é ele é mais novo do que eu (sou), já que o pronome mim não pode ser usado como sujeito de uma oração e deve ser precedido de uma preposição.
Observação: Alguns podem achar que do que seja uma preposição, mas na verdade é uma conjunção. Fica a Dica.
De acordo com o gramático Evanildo Bechara, "O [grau] Comparativo compara qualidade entre dois ou mais seres, estabelecendo:
Em todos esses casos, tanto faz utilizar quanto, como (para igualdade), que ou do que (para os demais).
O rapaz é tão cuidadoso quanto os outros. O rapaz é tão cuidadoso como os outros.
O rapaz é mais cuidadoso do que os outros. O rapaz é mais cuidadoso que os outros.
O rapaz é menos cuidadoso do que os outros. O rapaz é menos cuidadoso que os outros.
A resposta correta é "Ele é mais novo do que eu".
As duas hipóteses - para eu e para mim - existem na língua portuguesa e estão corretas. Contudo, devem ser usadas em situações diferentes.
A expressão para eu deverá ser usada quando assume a função de sujeito:
para eu fazer; para eu ler; para eu aprender; para eu estudar; para eu ir; … A expressão para mim deverá ser usada quando assume a função de objeto indireto:
fez para mim; ligou para mim; perguntou para mim; comprou para mim; sorriu para mim; … Sendo eu um pronome pessoal reto e mim um pronome pessoal oblíquo tônico.
Regrinha de ouro para resumir: nunca utilize "mim" para conjugar um verbo. Mantendo isso em mente, fica fácil.