O que seria na língua portuguesa um ditongo e um tritongo?
Como eles são ou estão classificados?
Existe diferença do pt-pt
para o pt-br
em relação a isso?
O que seria na língua portuguesa um ditongo e um tritongo?
Como eles são ou estão classificados?
Existe diferença do pt-pt
para o pt-br
em relação a isso?
Ditongos, tritongos e hiatos são Encontros Vocálicos, isto é, são agrupamentos de vogais e semivogais, sem consoantes intermediárias.
Ditongo:
Encontro de uma vogal e de uma semivogal na mesma sílaba. Exemplos:
Crescente: quando a semivogal vem antes da vogal: fér-reo, au-sên-cia, sé-rie
Decrescente: quando a vogal vem antes da semivogal: cai-xa, lei, pas-téis
Além dos ditongos crescentes e decrescentes, existem mais 2 subtipos:
Oral: quando o ar sai só pela boca: pai, sé-rie, his-tó-ria
Nasal: quando o ar sai pela boca e pelo nariz: mãe, mui-to, cãi-bra
2) Tritongo
Quando uma, semivogal, uma vogal e outra semivogal, sempre nessa ordem, se encontram em uma só sílaba. Pode ser oral ou nasal. Exemplos:
Sa-guão - Tritongo nasal
A-ve-ri-guei- Tritongo oral
3) Hiato Quando duas vogais da mesma palavra, mas de sílabas diferentes se encontram. Exemplos:
La-go-a, Fa-ís-ca, Vo-o
E eu acho que são as mesmas regras tanto no pt-BR
quanto no pt-PT
.
Pelo que sei as definições são iguais no Português do Brasil e no Português de Portugal.
substantivo masculino
- [Fonética] Reunião de dois sons vocálicos numa só sílaba (ex.: ai, ão, ei, eu, iu, õe, oi, ui).
ditongo crescente • [Fonética] Aquele que é composto por uma semivogal seguida de uma vogal (como ua em quatro ou ia em ária).
ditongo decrescente • [Fonética] Aquele que é composto por uma vogal seguida de uma semivogal (como ei em reinado ou eu em pneu).
"ditongo", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/DLPO/ditongo [consultado em 06-08-2015].
substantivo masculino
Conjunto de três vogais que se pronunciam de um só jacto de voz .
"tritongo", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/DLPO/tritongo [consultado em 06-08-2015].