9

Ao construirmos uma frase em que pode ocorrer duas situações ou apenas uma acabamos utilizando e/ou, por exemplo:

Hoje eu vou correr e/ou andar de bicicleta.

O uso do e/ou é comum, entretanto gostaria de saber se é apenas costume ou se existe uma regra para utilizar 'e/ou' e não 'ou/e'.

1
  • Que eu saiba não existe nenhuma regra, além do mais o slash é ele próprio um ou. Existem mais casos onde usamos o slash, por exemplo "Logo queres/podes vir jantar a minha casa jantar?".
    – Jorge B.
    Aug 5, 2015 at 8:11

1 Answer 1

12

Usa-se "e/ou" em vez de "ou/e" porque se segue o modelo da forma inglesa and/or.

O uso do "e/ou" retira ambiguidade à frase, tendo o mesmo sentido de um "ou" inclusivo: hoje vou correr ou andar de bicicleta (ou fazer as duas coisas).

Consultar Ciberdúvidas: Sobre o uso do e/ou.

3
  • For your answer to be complete, you must quote the source and provide links. Who said it follows the English model ? When ? Where ?
    – Centaurus
    Aug 6, 2015 at 0:36
  • 2
    @Centaurus The English model is mentioned in the linked entry of Ciberdúvidas: "Cabe, porém, referir que este ou outros pareceres serão sempre controversos, porque o próprio modelo de e/ou, que é and/or, tanto tem defensores como tem detractores no próprio mundo de língua inglesa". Aug 6, 2015 at 9:31
  • 1
    E se começássemos a escrever eou? Parece-me a barra tão deselegante. Haverá línguas que têm uma palavra para ou exclusivo*** e outra diferente paro o inclusivo?
    – Jacinto
    Nov 17, 2015 at 18:30

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.