7

Como português, sempre disse e escrevi "a diferença entre um porco e um javali", "a diferença entre um selo e um avião", etc.

À medida que fui lendo algumas entradas neste site, surgiu também a mesma expressão com uma diferença na preposição de ligação, nomeadamente "de" em vez de "entre". Exemplos: Qual a diferença de gíria ou calão? e Qual a diferença de "esse", "este" e "aquele"?

Diria até que no português de Portugal, tal coisa não é permitida, e a minha pesquisa não me trouxe esclarecimento de se se trata da forma usada mais frequentemente no Brasil.

Em que variantes do Português é permitida a expressão "diferença de «X» e «Y»", se alguma, ao contrário do típico "diferença entre «X» e «Y»"?

8
  • Não tens nenhum exemplo de "diferença de «X» e «Y»"?
    – Jorge B.
    Commented Aug 4, 2015 at 14:43
  • @JorgeB. Atualizada com exemplos.
    – E_net4
    Commented Aug 4, 2015 at 14:47
  • 1
    Pois não sei. É por isso que perguntei.
    – E_net4
    Commented Aug 4, 2015 at 14:52
  • 1
    @JorgeB. parece-me (tanto pela resposta aceite, como pela tradução inglesa da pergunta) que naquele caso o significado é qual é a diferença entre a definição da palavra gíria e a definição da palavra calão?... mas para "usar", a construção parece-me mal; eu usaria "qual é a diferença entre usar lápis ou usar caneta?" ou "que diferença faz usar lápis ou caneta?".
    – ANeves
    Commented Aug 4, 2015 at 15:10
  • 1
    @ANeves Eu me perguntava por que estas questões não têm verbo — qual é a diferença entre X e Y. Parece-me um pouco estranho, mas ninguém disse nada sobre isso.
    – tchrist
    Commented Aug 5, 2015 at 2:00

1 Answer 1

3

Não se usa "a diferença de X e Y".

As únicas formas correntes no Português do Brasil são:

• a diferença entre X e Y
  • a diferença de X para Y
6
  • Então os exemplos que o OP deu estão errados?
    – Jorge B.
    Commented Aug 5, 2015 at 8:12
  • 2
    @JorgeB. "usar lápis ou caneta" está ok. Mas se tu incluis "qual a diferença entre......", eu diria "E' ao invés de "OU". Não confundir com "tanto faz usar lápis ou caneta." "Qual a diferença de.... " pode não ser errado, mas ninguém diz.
    – Centaurus
    Commented Aug 5, 2015 at 14:28
  • "As únicas formas correntes no Português do Brasil" se são as duas únicas formas corretas é porque as formas dos exemplo estão erradas?
    – Jorge B.
    Commented Aug 5, 2015 at 14:35
  • 1
    @JorgeB. De uso "corrente" é uma coisa. "errado" é outra.
    – Centaurus
    Commented Aug 5, 2015 at 14:37
  • Erro meu, peço desculpa li sempre "corretas" em vez de "correntes". -.-
    – Jorge B.
    Commented Aug 5, 2015 at 14:45

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.