8

O plural correto de modem é modems ou modens?

Fiquei na dúvida pois é uma sigla da junção das palavras modulador e demodulador.

1
  • Me fiz essa mesma pergunta, mas sobre a palavra query, que no plugin em inglês é queries. Mas acho que sendo portugues vou concordar com a resposta e escrever querys quando usado no portugues.
    – Reptile
    Aug 31, 2016 at 2:20

1 Answer 1

10

Pelo fato de a palavra "modem" vir do inglês, o plural seria "modems", como atestado no CRPC (Corpus de Referência do Português Contemporâneo):

modems  99 resultados  
modens   0 resultado

(Dito isto, pode ser que em 10 anos "modem" seja reanalisado como palavra portuguesa, comummente pluralizado como "modens".)

8
  • Como se consulta o CRPC para obter os resultados indicados? Aug 1, 2015 at 1:46
  • 1
    @AméricoTavares A página do CRPC → (Platform CQPweb) → CRPC v2.3 POS fine-grained (aqui). O POS significa "parts of speech", e o corpus admite por exemplo consultas como {contemplação} com resultados dando todas as infleções de contemplação, "contemplação" e "contemplações". (Mas parece que "modems" não é detectado como o plural de "modem"...)
    – Earthliŋ
    Aug 1, 2015 at 2:28
  • Obrigado pelo seu esclarecimento. Aug 1, 2015 at 2:32
  • 1
    Obrigado amigo :D Aug 1, 2015 at 3:16
  • 1
    @Earthliŋ estranho que aqui em Portugal dizemos o modem e os modems. Nunca modens.
    – Jorge B.
    Aug 3, 2015 at 10:54

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.