9

Disseram-me que alugar deve ser usado para móveis, e arrendar para imóveis.
Mas eu sempre ouvi dizer "casa alugada" e "alugar uma casa".

É verdade que os termos são mutuamente exclusivos?

No que toca a arrendar, é claramente só para imóveis.

Acerca de alugar, não é tão claro.
Por um lado, parece ser um sinónimo de arrendar.
Por outro, aluguer é cessão ou aquisição de um objeto ou serviço (...) - não me parece que "objeto" inclua imóveis.

• Se "aluga-se imóvel" for um erro de português, será o erro com maior número de ocorrência na língua portuguesa! – gmauch Jul 30 '15 at 12:47
  • 1
    Não seria o primeiro erro desse género: por exemplo, despoletar. – ANeves thinks SE is evil Jul 30 '15 at 12:53
  • 1
    O Portuguese.SE está me mostrando como o Português de Portugal é diferente do Português do Brasil! Nunca havia ouvido a palavra "despoletar", nem "aluguer" no Brasil! – gmauch Jul 30 '15 at 17:17
  • (Em Portugal é mais normal usar-se a palavra despoletar erradamente que corretamente... por exemplo, erradamente assim: "os pais estavam furiosos com o condutor que atropelou a criança, mas o bombeiro despoletou a situação".) – ANeves thinks SE is evil Jul 30 '15 at 18:02
6

Isto vale para Portugal. O Artigo 1023 do Código Civil português define este uso, mas não é um consenso na língua portuguesa como um todo. Diz o artigo:

«a locação diz-se arrendamento quando versa sobre coisa imóvel e aluger quando é sobre coisa móvel.»

No Brasil, há uma diferença substancial entre arrendamento e aluguel (a palavra no português de Portugal é "aluguer"): o arrendamento possui ao final do contrato a opção de compra. O aluguel não possui essa opção.

| improve this answer | |
  • 2
    Se tem acesso à página que indicou no link do Artigo 1023 do C.C.P. poderá citar o texto relevante? Agradeço :) EDIT: já foi possível o acesso, é referido: «a locação diz-se arrendamento quando versa sobre coisa imóvel e aluger quando é sobre coisa móvel.» – Armfoot Jul 31 '15 at 16:12
  • 1
    @Armfoot Atualizei a resposta. – Leonel Sanches da Silva Jul 31 '15 at 16:19
  • 2
    Obrigado! Aliás a frase original é: «A locação diz-se arrendamento quando versa sobre coisa imóvel, aluger quando incide sobre coisa móvel.» (no comentário estava no limite de carateres). É interessante que a maior parte das agências imobiliárias em Portugal usam o termo arrendar. A exceção parece ser o casa.sapo.pt/Alugar. – Armfoot Jul 31 '15 at 16:24
3

Eu sempre ouvi arrendamento no contexto de propriedade rural. Normalmente uma terra improdutiva, cujo dono não tem o capital necessário para iniciar a produção arrenda a terra para que outro lá produza. Normalmente o preço é acordado em função do que vai ser produzido lá, p.ex. tantos Kgs de boi vivo ou sacas de arroz por hectare.

O aluguel é a cessão temporária de um bem móvel ou imóvel em troca de um valor monetário, normalmente pago mensalmente.

| improve this answer | |

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.