2

Tenho visto e ouvido muita gente de TI usando a palavra "ecossistema" para se referir a um conjunto de sistemas, processos etc. Eu sou de TI não faz muito tempo mas acho muuuito estranho o uso dessa palavra nesse contexto. Para mim, essa palavra se refere ao sistema que inclui os seres vivos, o ambiente, etc.

Alguém pode me dizer se o uso dessa palavra estaria correto nesse contexto e eu não estou sabendo?

2 Answers 2

1

Sim, está correto - ou pelo menos é de uso corrente.

O termo "ecossistema" nesse caso normalmente denota uma de duas coisas:

1. um conjunto de elementos diversos (programas, aplicativos, serviços, aparelhos, etc.) que interagem de maneira significativa entre si ou até são interdependentes;
  2. um conjunto de elementos de um dado tipo, via de regra diverso e abrangente, criado, e.g., de maneira orgânica por meio de contribuição de terceiros.

O exemplo mais prominente de ecossistema é provavelmente o construído pela Apple, mas outras empresas, como Google e Microsoft também construíram os seus, com maior ou menor sucesso. Seus ecossistemas, no sentido (1) acima, são constituídos especialmente por:

• smartphones, tablets, notebooks, TVs, etc.
  • seus sistemas operacionais
  • aplicativos/programas
  • serviços (email, pagamentos, streaming, etc.)
  • aparelhos compatíveis e acessórios (autofalantes, relógios, etc.)

enquanto o conjunto de aplicativos disponíveis para uma dada plataforma (e.g., Play Store, App Store) constitui um ecossistema no sentido (2) acima.

Outro exemplo de ecossistema na acepção (1) é dado na Techopedia, que define o ecossistema do Hadoop (uma estrutura, framework, para grandes quantidades de dados) como:

os diversos componentes da biblioteca de programas, assim como os acessórios e ferramentas [...]

Note que uma questão similar existe no SuperUser: What is ecosystem in IT world?.

4
  • Você deu uma explicação sobre o uso dessa palavra, mas para língua portuguesa o uso dela está correto mesmo para esse fim? Postei essa pergunta porque vejo muita gente em TI falando inglês e português errado. Então queria a opinião de uma pessoa que entendesse muito bem da língua portuguesa para dar uma opinião. Commented Mar 6, 2020 at 15:49
  • 1
    @EvertonSolon Sim, não sou filólogo, nem linguista, apenas fiz uma descrição do significado da palavra nesse contexto tal como vejo sendo usada. Ao contrário de termos mais antigos, como smartphone ou mouse, ela não está ainda dicionarizada: então, se estar dicionarizado for teu critério de correção, está errado - e pode, no máximo, ser tomado como uma analogia.
    – stafusa
    Commented Mar 6, 2020 at 17:32
  • Benvindo aos 5000! :)
    – ANeves
    Commented Mar 6, 2020 at 19:24
  • @ANeves Hehehe... obrigado.
    – stafusa
    Commented Mar 6, 2020 at 23:31
1

Creio que o uso recorrente de ecossistema no contexto das TI, estará relacionado com o uso originalmente na língua inglesa, algo comum nesta área do conhecimento.

O Ciberdúvidas explica um pouco mais em detalhe:

Outro exemplo muito em voga é "nuvem" (cloud).

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.