1

Que classe gramatical teria a ocorrência em negrito?
Que tipo de construção é?

Ao que se afigurava, estavam agora mais ousadas, pois tinham dado para atacar seres humanos.

Tinham dado é pretérito mais-que-perfeito composto (pretérito imperfeito do indicativo do verbo ter + particípio do verbo principal dar).
Será que, por ser transitivo indireto, exige o complemento de preposição seguido de infinitivo (atacar)?

É essa a justificação do uso desta estruturação gramatical?

3
  • Olá, bem vindo à comunidade! Não percebo que dúvida tens, podes esclarecer? Talvez não percebas o significado do uso desses tempos verbais, ou o porquê de usar esses em particular (então quais esperavas?), ou se queres uma análise semântica, ou uma análise gramatical... Ajuda-me a entender. :)
    – ANeves
    Mar 5 '20 at 16:00
  • Olá @ANeves, agradeço a saudação. Acho que me orientei mais pela segunda, o porquê de usar esses em particular. Um conhecido me respondeu assim: > "“dar para fazer algo” é uma expressão da língua portuguesa que significa começar a fazer algo." Entendo o significado da expressão. Minha dúvida tem mais a ver com a estrutura sintática dela, uma análise gramática talvez seja o que procuro.
    – mjfneto
    Mar 6 '20 at 0:17
  • Tentei melhorar; procurei que a pergunta ficasse mais explícita, e menos ambígua e subentendida. Vê no histórico as alterações, e se não gostares edita por cima ou usa o link "rollback" no topo da tua versão (1.) para reverter para essa versão da pergunta. :)
    – ANeves
    Mar 6 '20 at 19:16
1

Dar para + infinitivo = estar se habituando a fazer alguma coisa, iniciar uma atividade, repetindo-a algumas vezes, dando a impressão de que vai tornar-se um hábito (em pt-BR é como entendo a expressão)

• Ela agora deu pra ficar zangada por qualquer coisa.
  • Ele agora deu pra beber todos os dias.
  • Os elefantes aqui eram tranquilos mas agora deram para atacar seres humanos.

Quanto a "tinham" trata-se de pretérito imperfeito do indicativo.

Já "tinham dado" é um tempo composto, no caso "mais que perfeito composto", intransitivo, no meu entender. Atacar é transitivo direto.

Quanto aos exemplos sugeridos por @ANeves, os significados são outros.

1. Será que vai dar para fazer sopa? Não se trata de uma expressão idiomática. Dar, nesse caso, significa "ser suficiente".
  2. "Dá para passar no mercado..." = ter condições (fisicas, de tempo, de vontade) de passar no mercado?
  3. "Dá para resolver..." = É possível resolver...

Aliás, o verbo "dar" tem um número de significados muito maior do que eu poderia imaginar. Sem considerar os usos idiomaáticos, o Aulete dá 34 significados diferentes para o verbo. E muitos deles aceitam a preposição para sem mudar o sentido literal, isto é, sem tornarem-se expressões idiomáticas.

4
  • Obrigado, Centaurus. Entendo o significado da expressão Dar para + infinitivo e me sinto grato com sua explicação. E gostaria de saber se há algum nome para esse tipo de ocorrência. Estava revisitando as locuções verbais e tempos compostos e me deparei com essa frase. Estou tentando entender essa estrutura: tempo composto + preposição + v. no infinitivo. Há um nome específico na gramática para esse tipo de ocorrência?
    – mjfneto
    Mar 6 '20 at 0:24
  • Contrapontos para "estar se habituando a fazer alguma coisa": 1. «Não temos batatas... será que vai dar para fazer sopa?» 2. «Precisamos de ovos. Dá para passares pelo supermercado a caminho de casa?» 3. «Dá para resolver esse problema com uma "regra de três simples".» Quer dizer, pode ser esse o significado naquele contexto; mas a construção em si consegue ter um âmbito mais alargado.
    – ANeves
    Mar 6 '20 at 19:10
  • 1
    Eu entendo "tinham dado para atacar" menos como "começaram a habituar-se a atacar", mas mais como "tinham fugido ao habitual e feito algo fora do normal/comum/esperado". Mas no fundo ambas têm um significado geral mais-ou-menos semelhante.
    – ANeves
    Mar 6 '20 at 19:18
  • @ANeves Fiz um acréscimo à resposta.
    – Centaurus
    Mar 7 '20 at 20:38

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.