1

Em Lisboa ouvi a expressão "ele é muito reinadinho".

O que significa?
E qual a sua origem?

2
  • isso foi em qual contexto? No Brasil, usa-se "ele está reinando", quando alguém está reclamando de algo sem muita razão. Também se usa "reinando" para sinônimo de animal no período fertíl.
    – Peixoto
    Mar 3, 2020 at 8:16
  • Percebi que era no contexto em que ele é falador , divertido , reinadinho . Ouvi em Lisboa
    – ClMend
    Mar 3, 2020 at 10:42

1 Answer 1

2

"Reinar" significa, segundo a Infopédia:

1. coloquial - folgar, divertir-se; brincar
  2. coloquial - gracejar; fazer troça

Então eu entenderia "reinadinho" como o mesmo que "brincalhão", alguém que faz muitas brincadeiras, tira bastante sarro, ou até (se fosse no Brasil), que faz travessuras.

Agora, o porquê de "reinar" também ter esse significado, não descobri e só posso especular que quem faz brincadeira ou troça tende a dominar (ou reinar) as atenções ou a situação.

4
  • És brasileiro, certo? Como a pergunta é sobre pt-PT, acho importante que esclareças explicitamente na tua resposta quanta... "autoridade" tens; parece-me que estás a deduzir (e muito bem, na minha opinião) com base no teu conhecimento e experiência em pt-BR, e acho que isso deve estar explícito na resposta.
    – ANeves
    Mar 5, 2020 at 15:54
  • @ANeves Acho que mesmo se fosse chinês a resposta não precisaria ser alterada. :-) Uso a Infopédia como fonte para a definição da palavra e, quando me refiro ao pt-BR, deixo explícito. A minha especulação no segundo parágrafo também está descrita como tal e se baseia numa observação social, muito mais do que de qualquer variedade do português ou de outra língua específica.
    – stafusa
    Mar 5, 2020 at 16:07
  • Tá, é justo. Dei uns retoques menores. O "porque" e "porquê" acho que fica mais claro para pt-PT assim; mas se não gostares, troca de volta, claro. :)
    – ANeves
    Mar 9, 2020 at 16:43
  • @ANeves Ficou ótimo, só mudei "InfoPédia" -> "Infopédia".
    – stafusa
    Mar 9, 2020 at 22:30

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.