12

Há algum tempo aprendi que verbos como rir e explodir não possuem conjugação em alguns tempos verbais, mas fazendo uma pesquisa no Google, há sites que conjugam ambos os verbos em todos os tempos verbais.

Isto está correto? Ou as conjugações de fato não existem e essas informações são erradas?

11
  • Em que tempos é que diz que não têm? Jul 29, 2015 at 18:49
  • Presente do indicativo é um deles. Jul 29, 2015 at 18:50
  • @brazilianldsjaguar Possivelmente. É bem estranho falar Eu rio. Até porque "rio" tem mais a ver com o substantivo "rio" (ou seja, um grande canal natural de água) do que com o presente do indicativo de "rir". Jul 29, 2015 at 19:33
  • Estou só. Com peito doendo, mas rio, pensando em você - Amado Batista. Você está me dizendo que Amado Batista estava errado?! =P Jul 29, 2015 at 19:47
  • 3
    @someonewithpc fez me lembrar um que escreveu "não sabes escrever português seu ingnorante!" ahahahahahahah
    – Jorge B.
    Jul 31, 2015 at 13:42

1 Answer 1

11

Sim, os verbos rir e explodir têm conjugação em todas as formas verbais.

Os verbos que só têm conjugação em algumas formas chamam-se verbos defectivos. (Um exemplo é o verbo chover.)

Expludo de riso sempre que vejo Porta dos Fundos! Rio-me até cair para o lado...

Ris-te porquê? Acho que os vídeos deles têm imensa "falta de chá"...

Este uso é ainda confirmado por Eça de Queiroz no seu livro de 1888 Os Maias (página 416):

[...] Eu ainda outro dia dizia ao Neves: «O Ega! O Ega é que era, para atirar ali na câmara a piadinha à Rochefort. Ardia Troia!»
E imediatamente, enquanto Ega ria, contente [...]

E para explodir podemos até escolher entre duas versões: expludo, como neste exemplo do escritor mineiro Manoel Lobato,

enter image description here

E explodo, como em A Fugitiva de Carlos Drummond de Andrade (ênfase minha):

― Daqui vocês não me tiram ― respondeu-lhes a bomba. ― O primeiro que me tocar, eu explodo. Talvez este tempo de verbo não exista, mas pouco estou ligando à gramática de vocês. À gramática e ao resto. Estou farta! Farta!

9
  • 2
    Acho que esta resposta tem mais lógica que a outra. Chover tem lógica não se conjugar, porque eu não posso chover. Mas eu posso-me rir e explodir também.
    – Jorge B.
    Jul 31, 2015 at 13:37
  • just a wafer-thin mint?
    – ANeves
    Jul 31, 2015 at 16:58
  • 1
    @JorgeB. Esta resposta está certa; a outra é absurda e baseada num equívoco. Vê o meu comentário à outra. O autor interpretou as flexões a vermelho no site que consultou como defectivas quando na verdade são apenas irregulares. Se o vermelho significasse defectivo, todo o presente do indicativo do verbo ir seria defectivo!
    – Jacinto
    Mar 30, 2016 at 20:02
  • Isto agora, com umas citações do Machado de Assis e do Eça é que ficava a matar.
    – Jacinto
    Mar 31, 2016 at 13:18
  • 1
    Nem mais (ênfase minha): «Eu ainda outro dia dizia ao Neves: "O Ega! O Ega é que era, para atirar ali na câmara a piadinha à Rochefort. Ardia Troia!" E imediatamente, enquanto Ega ria, contente» (Eça de Queiroz, Os Maias, 1888)
    – Jacinto
    Apr 1, 2016 at 9:02

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.