1

No São Martinho mata o porquinho e semeia o cebolinho.

Onde nasceu esta expressão?

Refere-se a que hemisfério?

Cebolinho vem de cebolas?

1
  • Tens contexto? Isto é: onde ouviste ou leste a expressão? E tentaste procurar "cebolinho" num dicionário? – ANeves thinks SE is evil Feb 6 '20 at 15:24
1

Há muitos provérbios com o São Martinho (ver aqui), é de facto um santo popular e o sufixo 'inho' é dado a rimas, como neste caso a rima com cebolinho.

A razão de matar o porquinho é a festa de São Martinho ser em Novembro, e portanto no início do inverno. As razões são múltiplas:

• Nas regiões de serra e montanha, por o frio ser muito, convém matar os porcos pequenos pois podem de facto morrer de frio (para quem é de regiões mais amenas esta noção pode parecer estranha).

• O inverno é a altura do ano em que a produção agrícola se torna escassa, portanto os animais são engordados durante o verão com excedentes agrícolas para serem abatidos antes de inverno.

• Antes de haver frigoríficos usavam-se salgadeiras para conservar a carne. No caso do porco faz sentido matá-lo no princípio do inverno para encher a salgadeira e preparar chouriças para o fumeiro.

Quanto ao cebolinho pode ser cultivado o ano todo, mas requer abundância de água e um sólo bem drenado. A necessidade de água sugere de facto Outono/Inverno serem alturas mais indicadas para o seu cúltivo, dependendo também da precipitação nessa zona do país, díria que a expressão será originária da região do Tejo e sul.

Um bom artigo sobre ervas aromáticas.

8
  • O São Martinho dos provérbios não é o santo, é o dia em si; ou aquele período. O santo popular não vem ao caso. – ANeves thinks SE is evil Feb 7 '20 at 11:43
  • Os santos vêm sempre ao caso @ANeves !! Sempre! Ohh São Bonifácio de Mogúncia, dai-me paciência! – bad_coder Feb 7 '20 at 12:02
  • «Um acontecimento-chave da sua vida ocorreu em 723, quando derrubou o carvalho sagrado dedicado ao deus Thor, perto da moderna cidade de Fritzlar, no norte do Hesse, e construiu uma pequena capela a partir da sua madeira (...)» ... que néscio, esse tal "santo bem-fazente de Mainz". – ANeves thinks SE is evil Feb 9 '20 at 1:31
  • Oh @ANeves o que disseste constitui "crude language" que é contra o CoC, e tb não é gentil. Quero ser cordial, se fizeres um estudo do "fenômeno religioso" (no sentido da antropolgia, seja) verás que nesta matéria o insulto nunca é´correcto. Também em linguística, no séc.VIII o Português não existia. Do Althochdeutsche os textos conhecidos, são na maioria eclesiáticos, escritos em sucessão da obra do dito santo. O fim da "idade das trevas" na Europa, está ligada ao abate desse carvalho. – bad_coder Feb 9 '20 at 2:12
  • Não existe a palavra "crude" no CoC. Eu edito para tirar a palavra grosseira, mas a frase fica exatamente igual tanto em tom como em conteúdo... 🤷‍♀️ Acho que temos uma visão profundamente diferente da linguagem. – ANeves thinks SE is evil Feb 9 '20 at 13:01

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.