2

A origem de "primeiro de agosto primeiro de inverno" Do Brasil ou Portugal, visto agosto ser verão em Portugal

6
  • 2
    Aqui, um brasileiro carioca. Nunca ouvi e nem sei o que significa.
    – Centaurus
    Feb 3, 2020 at 1:03
  • 2
    Também nunca ouvi essa.
    – bad_coder
    Feb 3, 2020 at 7:20
  • Deve ser Brasil, por causa do inverno. Mas sou do Rio Grande do Sul e nunca vi e nem ouvi
    – Peixoto
    Feb 3, 2020 at 9:57
  • @Peixoto agora é que me enganaste bem. Diz no teu perfil Lisboa e afinal és de RS. (Eu por acaso pensava que esta expressão pudesse ser precisamente de perto do BR-RS, por causa da relativa proximidade dos Andes e da latitude ser muito a sul. Mas pronto, continua a expressão a ser um mistério.)
    – bad_coder
    Feb 3, 2020 at 12:20
  • Eu sou gaúcho, mas moro em Lisboa há quase 2 anos...
    – Peixoto
    Feb 3, 2020 at 14:14

3 Answers 3

2

Ouve-se por vezes em Portugal. A ideia é que passa é a de que em Agosto os dias começam a ficar mais curtos (começando a arrefecer mais cedo) e o tempo a piorar. Na verdade, pelo menos na zona de Lisboa, as temperaturas médias do ar e da água só começam a descer na segunda metade de Agosto e a precipitação é semelhante em Julho e Agosto.

Exemplo:

Diz a minha amiga Mafalda: "Dentro de casa a ver televisão com noites quentes como esta, é tolice. Vamos aproveitar Julho, estas noites de verão, porque o primeiro dia de Agosto, é o primeiro dia de inverno".

Comentei:" Ora agora que falas nisso, há dias, alguém disse isso mesmo, que o primeiro dia de Agosto é o primeiro dia de inverno".

E continuou: " Claro que é. Os dias ficam mais pequenos, na praia temos as marés vivas, as nortadas, as noites são frescas, o agasalho tem de andar connosco. Se Julho é o mês do verão, há que aproveitar as noites e sair para a rua".

1
  • Nos Estados Unidos, consideram que o dia do Trabalho (primeira segunda feira de setembro) marca o fim do verão nos estados do norte. E marca bem, porque, como em Lisboa, os dias vão ficando cada vez mais curtos. Só que a temperatura cai muito mais.
    – Centaurus
    Feb 5, 2020 at 13:37
1

Este ditado conhece-se de sobremaneira no norte de Portugal e repete-se neste dia, 1/8. Aponta ao facto de os dias reduzirem, esse encurtamento dura durante estes meses e o crescimento posterior dos dias nota se no fim de Dezembro e Janeiro posteriormente. "A 20 de Janeiro quem vier conta uma hora e meia vai achar". No dia 1/8 era comum, e algumas pessoas ainda seguem o rito tradicional e familiar, em jejum esfregar a teste com aguardente e beber o restante acreditando que se protegeriam contra maleitas do inverno e n/ ficariam assim doentes. Cumprimentos :)

1

É um ditado português que significa que o tempo do início de Agosto marca o que será o tempo no ínicio do Inverno. Para mais contexto: https://web.archive.org/web/20230802091201/https://regiaoriomaior.pt/1-de-agosto-1-de-inverno-com-super-luas/

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.