A origem de "primeiro de agosto primeiro de inverno" Do Brasil ou Portugal, visto agosto ser verão em Portugal
-
2Aqui, um brasileiro carioca. Nunca ouvi e nem sei o que significa.– CentaurusFeb 3, 2020 at 1:03
-
2Também nunca ouvi essa.– bad_coderFeb 3, 2020 at 7:20
-
Deve ser Brasil, por causa do inverno. Mas sou do Rio Grande do Sul e nunca vi e nem ouvi– PeixotoFeb 3, 2020 at 9:57
-
@Peixoto agora é que me enganaste bem. Diz no teu perfil Lisboa e afinal és de RS. (Eu por acaso pensava que esta expressão pudesse ser precisamente de perto do BR-RS, por causa da relativa proximidade dos Andes e da latitude ser muito a sul. Mas pronto, continua a expressão a ser um mistério.)– bad_coderFeb 3, 2020 at 12:20
-
Eu sou gaúcho, mas moro em Lisboa há quase 2 anos...– PeixotoFeb 3, 2020 at 14:14
3 Answers
Ouve-se por vezes em Portugal. A ideia é que passa é a de que em Agosto os dias começam a ficar mais curtos (começando a arrefecer mais cedo) e o tempo a piorar. Na verdade, pelo menos na zona de Lisboa, as temperaturas médias do ar e da água só começam a descer na segunda metade de Agosto e a precipitação é semelhante em Julho e Agosto.
Diz a minha amiga Mafalda: "Dentro de casa a ver televisão com noites quentes como esta, é tolice. Vamos aproveitar Julho, estas noites de verão, porque o primeiro dia de Agosto, é o primeiro dia de inverno".
Comentei:" Ora agora que falas nisso, há dias, alguém disse isso mesmo, que o primeiro dia de Agosto é o primeiro dia de inverno".
E continuou: " Claro que é. Os dias ficam mais pequenos, na praia temos as marés vivas, as nortadas, as noites são frescas, o agasalho tem de andar connosco. Se Julho é o mês do verão, há que aproveitar as noites e sair para a rua".
-
Nos Estados Unidos, consideram que o dia do Trabalho (primeira segunda feira de setembro) marca o fim do verão nos estados do norte. E marca bem, porque, como em Lisboa, os dias vão ficando cada vez mais curtos. Só que a temperatura cai muito mais. Feb 5, 2020 at 13:37
Este ditado conhece-se de sobremaneira no norte de Portugal e repete-se neste dia, 1/8. Aponta ao facto de os dias reduzirem, esse encurtamento dura durante estes meses e o crescimento posterior dos dias nota se no fim de Dezembro e Janeiro posteriormente. "A 20 de Janeiro quem vier conta uma hora e meia vai achar". No dia 1/8 era comum, e algumas pessoas ainda seguem o rito tradicional e familiar, em jejum esfregar a teste com aguardente e beber o restante acreditando que se protegeriam contra maleitas do inverno e n/ ficariam assim doentes. Cumprimentos :)
É um ditado português que significa que o tempo do início de Agosto marca o que será o tempo no ínicio do Inverno. Para mais contexto: https://web.archive.org/web/20230802091201/https://regiaoriomaior.pt/1-de-agosto-1-de-inverno-com-super-luas/