1

Sempre noto o uso da palavra, é variado para se referir a algo que oscila entre dois ou mais valores, claro que também posso entender que até os valores seriam ajustados, mas algo como:

Semáforos de duas cores variam entre vermelho e verde apenas

No entanto desde sempre (até aonde me lembro) ouvia pessoas corrigindo outras por comparações que pareciam exageradas, certa vez ouvi uma pessoa dizer algo como:

Tenho várias canetas

Como a pessoa só tinha 4 camisetas a outra pessoa lhe corrigiu dizendo:

Não é várias, isso são apenas "algumas"

Logo "aprendi" que "várias" era um numero considerável, que nunca encontrei o certo/aproximado e que "algumas" seriam um numero pequeno, mas com certeza qualquer quantidade acima de "um item", então a pergunta que tenho sobre isto é:

• "várias" se difere no uso de "variado" e "variam"?
  • "várias" tem "quantidade" aproximada para o seu uso em uma frase?
  • O "variado" (singular) seria diferente em quantidade de "variados" (plural)?
4
  • Responde-lhes com: «Desculpa, mas isso não são "algumas" camisetas, são apenas duas...» :) – ANeves thinks SE is evil Jan 22 '20 at 18:13
  • 1
    No Priberam "várias" é definido tanto como sinónimo de "8. diversos, muitos" como sinónimo de "9. diversos, alguns"!? A língua portuguesa é muito matreira... – ANeves thinks SE is evil Jan 22 '20 at 18:16
  • Tenho várias camisetas. Os desenho nelas não variam. São todas iguais. Nem as cores são variadas. Todas são bem brancas com bolinhas vermelhas. – Lambie Jan 22 '20 at 20:28
  • 1
    Acredito que a seguinte escala esteja correta: poucas - algumas - várias - muitas - imensas. Quanto a qual é mais correta em que contexto, bem, trata-se de relativização (ter 4 sapatos apenas parece pouco apenas a quem é privilegiado o suficiente para ter mais). – Rye Jan 30 '20 at 19:57

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Browse other questions tagged or ask your own question.