2

Ajoujar é utilizado em todos países de expressão portuguesa? "Ajoujar com peso às costas "é utilizado em que países ? É utilizado no teu país ? Qual?

• 1
    Vai ser difícil encontrares resposta a isto, a pergunta parece demasiado ampla. Queres enumerar os países? Talvez assim consigas, porque então "basta" teres uma resposta "no meu país sim, é usado" para cada um dos países. – ANeves thinks SE is evil Jan 17 at 20:46
  • Boa sugestão! Questão editada – ClMend Jan 17 at 22:13
  • 1
    Não posso dizer se é usada ou não no Brasil. Posso afirmar que nunca ouvi e nem sei o que significa "ajoujar". – Centaurus Jan 19 at 2:20
  • @Centaurus no velho testamento a palavra "jugo" é frequente (directo da vulgata), bem como antes de haver máquinas carregava-se tudo com "parelhas de bois" aos quais se punha "o jugo". Dai "adjugo" que ao derivar para verbo perde o "d" e fica por isso irreconhecível. Mas a palavra tem a sua piada, inerente, precisamente por colocar dois "j" no mesmo vocábulo, e será por tanto que prevaleceu no léxico local Madeirense, não sem razão... – bad_coder Jan 24 at 19:42
1

O verbo "Ajoujar" vem da palavra em latina "Adjugo", por prefixação de "Ad" com "Jugo".

A expressão "Ajoujar com o peso às costas" em Portugal é raro (o google indica que é uma palavra de uso comum na Madeira). O normal é usar a expressão:"Arcar com o peso às costas".

| improve this answer | |
  • Ajoujar não será quando o peso é demasiado e quem o leva começa a encolher/ abaixar' ? – ClMend Jan 22 at 12:35
  • Dá para os dois casos (se consultarmos o dicionário) mas como deriva da palavra "jugo" entende-se ser um "fardo muito pesado" ("jugo" também era usado para descrever servidão ou até escravidão). Portanto "carregar algo muito pesado"... – bad_coder Jan 24 at 19:38

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.