Ajoujar é utilizado em todos países de expressão portuguesa? "Ajoujar com peso às costas "é utilizado em que países ? É utilizado no teu país ? Qual?
-
1Vai ser difícil encontrares resposta a isto, a pergunta parece demasiado ampla. Queres enumerar os países? Talvez assim consigas, porque então "basta" teres uma resposta "no meu país sim, é usado" para cada um dos países.– ANevesJan 17, 2020 at 20:46
-
Boa sugestão! Questão editada– ClMendJan 17, 2020 at 22:13
-
1Não posso dizer se é usada ou não no Brasil. Posso afirmar que nunca ouvi e nem sei o que significa "ajoujar".– CentaurusJan 19, 2020 at 2:20
-
@Centaurus no velho testamento a palavra "jugo" é frequente (directo da vulgata), bem como antes de haver máquinas carregava-se tudo com "parelhas de bois" aos quais se punha "o jugo". Dai "adjugo" que ao derivar para verbo perde o "d" e fica por isso irreconhecível. Mas a palavra tem a sua piada, inerente, precisamente por colocar dois "j" no mesmo vocábulo, e será por tanto que prevaleceu no léxico local Madeirense, não sem razão...– bad_coderJan 24, 2020 at 19:42
1 Answer
O verbo "Ajoujar" vem da palavra em latina "Adjugo", por prefixação de "Ad" com "Jugo".
A expressão "Ajoujar com o peso às costas" em Portugal é raro (o google indica que é uma palavra de uso comum na Madeira). O normal é usar a expressão:"Arcar com o peso às costas".
-
Ajoujar não será quando o peso é demasiado e quem o leva começa a encolher/ abaixar' ?– ClMendJan 22, 2020 at 12:35
-
Dá para os dois casos (se consultarmos o dicionário) mas como deriva da palavra "jugo" entende-se ser um "fardo muito pesado" ("jugo" também era usado para descrever servidão ou até escravidão). Portanto "carregar algo muito pesado"... Jan 24, 2020 at 19:38