16

Em português, ao meu entendimento:

Destro(a) - Quem escreve (ou é dominante) com a mão direita

Canhoto(a) - Quem escreve (ou é dominante) com a mão esquerda

Ambidestro(a) - Quem escreve (ou é dominante) com as duas mãos

Usando um exemplo simples, tem azul, verde, e vermelho, mas todos são descritos sob o atributo de cor.

Usando outro exemplo, ambos macho e fêmea são o gênero de uma pessoa.

Qual seria a palavra/frase que descreve esse atributo?

Me refiro também a essa pergunta no English.SE.

1 Answer 1

16

Posso estar equivocado, mas acredito que a palavra seja

Lateralidade

Substantivo feminino

1. Qualidade ou condição do que é lateral.
  2. Predomínio ou maior eficiência de um dos lados do corpo, de um entre dois membros simétricos ou de um dos hemisférios cerebrais, quanto a certa atividade ou função.

Acredito que seja isto, pois quem usa a mão direita geralmente usa o lado direito do corpo, assim como quem usa a mão esquerda também usa o lado esquerdo do corpo ou tem melhor domínio sobre este lado.

O que é lateralidade

Lateralidade é a predisposição à utilização preferencial de um dos lados do corpo, em três níveis: mão, olho e pé. Segundo Le Boulch, a preferência pela utilização de um dos lados do corpo ocorre devido à dominância de um dos hemisférios cerebrais.

Os movimentos bilaterais envolvem o uso de ambos os lados de modo simultâneo e paralelo, como por exemplo pegar um bola com as duas mãos; já os movimentos unilaterais envolvem o uso de apenas um lado do corpo, como por exemplo bater com a mão num alvo.

Esta capacidade é de grande importância para a formação de conceitos complexos como o de espaço.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lateralidade

3
  • 1
    Opa! Gostei dessa palavra, é mais fácil do q inglês rsrs Jul 28, 2015 at 0:09
  • 2
    @brazilianldsjaguar estranhamente além das palavras que vi nas respostas do english.SE, notei que existe uma palavra equivalente ao lateralidade no inglês, que seria laterality. [editado] Usei o google tradutor pra traduzir a palavra handedness e a tradução foi lateralidade, então realmente no Português está parece a mais correta :)
    – Reptile
    Jul 28, 2015 at 16:40
  • 1
    @brazilianldsjaguar estou curioso, em que contexto você pretende usar essa palavra? Tem uma frase de exemplo?
    – bfavaretto
    Aug 1, 2015 at 1:29

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.