1

A minha intenção é formular uma pergunta sobre como eu e outras pessoas devemos agir. Em outras palavras, dada uma situação X o que eu e meus colegas devemos fazer?

Usando o verbo proceder, qual das duas formas é a correta?

Como procedemos?

OU

Como procederemos?

1
  • 1
    Eu não usaria nem uma forma e nem outra. Sei que não estou esclarecendo sua dúvida a respeito do verbo proceder, mas eu diria "o que vamos fazer?", "como vamos agir?", "como proceder neste caso?", ou até mesmo, "como vamos proceder?"
    – Centaurus
    Jan 10, 2020 at 1:12

2 Answers 2

1

As duas são corretas. A primeira forma é no presente a segunda no futuro.

Acho que o que precisas, neste caso, é do infinitivo pessoal:

Como procedermos?

Ou em alternativa usar o infinitivo do verbo:

Como proceder?

Conjugação do verbo proceder

2
  • Nah, o infinitivo pessoal soa-me mal. Aliás, na conjugação tem lá o para: "para procedermos". Um exemplo em que o infinitivo pessoal funciona: "Como achas que temos de fazer para procedermos?" Mas neste caso acho que não pode ser usado.
    – ANeves
    Jan 10, 2020 at 17:07
  • @ANeves a mim soa-me bem. Mas posso estar enganado.
    – Jorge B.
    Jan 10, 2020 at 17:08
1

Entre as duas, o mais correto seria "procedemos". "Como procedemos?" seria equivalente a "O que fazemos agora/Como agimos agora/Que passos devemos tomar?".

Não acredito que alguém use o termo "procederemos" nesse contexto. Entre as duas, o mais comum e natural seria sempre utilizar o verbo no presente - "procedemos" - ainda que, gramaticalmente, ambas as frases estejam corretas.

Existe ainda a possibilidade de usar o infinitivo impessoal ("Como proceder?"), se, por exemplo, se se está a relatar o momento em que essa dúvida surgiu a terceiros:

Portanto, perante X, surgiu a dúvida: "Como proceder?". Depois de avaliarmos as opções, optamos por fazer Y.

No entanto, no meio de um diálogo, utilizar-se-ia:

O colega Y depara-se com este problema e pergunta aos restantes colegas: "Como procedemos?".

pois o objetivo do colega seria obter uma resposta do grupo e estabelecer uma estratégia naquele instante.

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.