2

Qual frase está gramaticalmente correta?

1. Todo filho e primo meu são bonitos.
  2. Todos filho e primo meu são bonitos.
  3. Todo filho e primo meus são bonitos.
  4. Todos filho e primo meus são bonitos.

Eu gostaria, se possível, de uma explicação com referências.

7
  • 1
    eu acho que o meu deveria tbm ser no plural. – Peixoto Jan 3 '20 at 12:10
  • Agora eu tenho 2 dúdivas. Adicionei os casos que você destacou. Obrigado. – Matheus Manzatto Jan 3 '20 at 12:11
  • Se vai deixar filho e primo no singular, o certo seria Todo filho e primo meu são bonitos. Se quiser usar Todos, deveria usar filhos e primos e meus no plural. Mas tbm acho q o significado no final é diferente – Peixoto Jan 3 '20 at 12:16
  • Você tem alguma referência que corrobore com o seu raciocínio? Não consegui encontrar uma regra até o momento – Matheus Manzatto Jan 3 '20 at 12:29
  • 1
    não tenho, por isso, apenas comentei. É o que me parece certo como falante nativo. Eu acho q se colocar o Todo no singular é como existisse um outro todo para a palavra primo...Todo filho e (todo) primo meu são bonitos. – Peixoto Jan 3 '20 at 12:30
1

Primeiramente, a maior parte da confusão vem do fato do verbo "ser" estar com sua conjugação errada: As frases em questão ficam:

• Todo filho e primo meu é bonitos;

• *Todos filho e primo meu são/é bonito(s);

• *Todo filho e primo meus são bonitos;

• *Todos filho e primo meus são bonitos.

A primeira é a mais gramatical, sendo "todo" determinante de filho (e, apesar de não emitido foneticamente, de filho), isto é, coletiviza os termos que estão que por ele são dominados. Funciona mais ou menos como um artigo. Como todo se refere a UM coletivo, usa-se a terceira pessoa do singular. Na segunda frase, ao usar "todos" é o mesmo que dizer "*os filho e primo são..." (algo que ocorre em certos dialetos do centroeste do Brasil). Na terceira, não há plural para que "meus" concorde. E a quarta é uma soma das duas últimas.

Assim, "Todo filho e todo primo meu é bonito" (singular pois não há plural), funciona como "O filho e o primo meu é bonito" (novamente, sem plural).

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.