2

Enquanto estava respondendo em um outro site desta rede, acabei escrevendo a seguinte frase:

Assim, se você quiser formatar o mesmo horário de antes 3 horas e 8 minutos PM, utilizando esse novo padrão, você terá:

Note na frase acima que eu tenho um travessão, e algumas palavras depois, vem uma vírgula (depois de PM). A questão é que antes daquela vírgula, o "bloco semântico" daquele travessão teria acabado. Então fiquei na dúvida. Deveria tê-la fechado naquela posição ou a vírgula já está fazendo esse papel?

P.S.: Quando digo "fechar o travessão", refiro-me a isto:

Assim, se você quiser formatar o mesmo horário de antes 3 horas e 8 minutos PM , utilizando esse novo padrão, você terá:

3
  • 3
    A frase "se você quiser formatar..." é uma oração adverbial condicional deslocada, logo a vírgula é obrigatória, mesmo que seja imediatamente após o travessão (utilizado para dar ênfase à informação) ou parêntese. No entanto, a vírgula após o termo PM estará incorreta (independente se usar, ou não, o travessão). Por conseguinte, o correto é "Assim, se você quiser formatar o mesmo horário de antes – 3 horas e 8 minutos PM – utilizando esse novo padrão, você terá:" Dec 21 '19 at 5:55
  • 2
    @ValdeirPsr este comentário foi muito bom. Se eu pudesse dar 10 votos dava... Acho até que devia ser reposta em vez de comentário, pois merece.
    – bad_coder
    Dec 21 '19 at 12:37
  • @ValdeirPsr, obrigado pelo "comentário-resposta"! Se você quiser transcrevê-lo para uma resposta, ficarei feliz em aceitá-la. :) Dec 26 '19 at 17:08
2

A frase "se você quiser formatar..." é uma oração adverbial condicional deslocada, logo a vírgula é obrigatória, mesmo que seja imediatamente após o travessão (utilizado para dar ênfase à informação) ou parêntese.

No entanto, a vírgula após o termo PM é facultativa, pois a oração utilizando esse novo padrão tem a função adverbial e está na ordem direta (Sujeito + Verbo [+ Complemento Verbal, + Adjunto Adverbial, + Adjunto Adnominal])

Por conseguinte, o correto é:

• "Assim, se você quiser formatar o mesmo horário de antes – 3 horas e 8 minutos PM – utilizando esse novo padrão, você terá:"

• "Assim, se você quiser formatar o mesmo horário de antes – 3 horas e 8 minutos PM –, utilizando esse novo padrão, você terá:"

• "Assim, se você quiser formatar o mesmo horário de antes, 3 horas e 8 minutos PM, utilizando esse novo padrão, você terá:"

• "Assim, se você quiser formatar o mesmo horário de antes (3 horas e 8 minutos PM) utilizando esse novo padrão, você terá:"

• "Assim, se você quiser formatar o mesmo horário de antes (3 horas e 8 minutos PM), utilizando esse novo padrão, você terá:"

1
  • Aproveitei e fiz uma correção quanto à posição da vírgula após PM Dec 30 '19 at 15:56

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.