4

Tenho dúvida sobre o uso de consertar e reparar, ou se sāo empregados como sinónimos.

1
  • 4
    A depender do contexto, pode-se usar como sinônimos; ao meu ver, no entanto, reparar tem um sentido de "algo menor", mais rápido, diferente de consertar, que me passa ideia de ser algo mais trabalhoso, demorado. Dec 20, 2019 at 14:03

1 Answer 1

-1

São sinônimos. Consertar tem um uso mais coloquial, reparar tem um uso em contextos mais formais, sociais, jurídicos ou militares. Exemplos:

O juiz concedeu ganho de causa para a vítima e ordenou que o réu pagasse um valor a título de reparação.

Vidraça quebrada não tem conserto, a não ser trocar o vidro.

O encouraçado foi seriamente avariado durante o combate e necessitou ser rebocado para uma doca seca para reparos.

Precisei ir ao mecânico para consertar o carro.

Não há como reparar os danos emocionais causados por esse trauma.

Colocamos uma tala para ajudar a consertar o osso.

Como se vê nos exemplos você tende a consertar algo quebrado e reparar algo avariado. Podemos ter uma segunda questão sobre a diferença entre quebrar e avariar.

3
  • 1
    Não sei se em português de Portugal é bem assim. E a pergunta tem essa tag.
    – Jorge B.
    Dec 20, 2019 at 15:18
  • 1
    @JorgeB. Boa observação, teremos que esperar responstas e comentários de nossos patrícios
    – jean
    Dec 20, 2019 at 15:39
  • A pergunta é sobre português-europeu; acho que deves retirar da tua resposta todos os exemplos em português-brasileiro (2, 3, 4).
    – ANeves
    Dec 26, 2019 at 16:59

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.