3

O verbo "tomar" está ausente do DELPo (Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa) e o Priberam afima que o verbo é

De origem obscura

Também o site Origem da Palavra afirma, assim como o Michaelis, que a origem do verbo "tomar" é desconhecida.

Contudo o Novo dicionário da língua portuguesa (1913) de Candido de Figueiredo (também aqui e aqui) coloca que a origem seria o saxônico tômian, que significa (cf. também aqui ou aqui) libertar.

A possível origem saxônica é também mencionada no Dicionário Etimológico Da Língua Portuguesa, Tomo 1 (1955)​ de Antenor Nascente, juntamente outras fontes, que oferecem outras possibilidades ou confirmam a origem obscura:

TOMAR — A. Coelho derivou do germânico em dúvida; cita o ant. saxão tômian, libertar (Diez, Gram, I, 64, Dic., 321). Leite do Vasconcelos, Lições de Filologia Portuguesa, 443, declara que a etimologia ainda não está suficientemente averiguada; manda ver Körting, Lat._rom. Wb, § 9756. C. Michaëlis, Glossário do Can. da Ajuda, declara verbo privativamente peninsular, usado desde os primeiros monumentos da literatura; pertence provavelmente ao sermo rusticus. Bourciez, *Ling. rom., 194, declara de origem desconhecida. M. Lübke, REW, 8975, prende á onomatopeia tum(b), com idéia de queda, e acha inverossimil ligar a mutuare (Romanische Forschungen, I, 237).

Me pergunto se existe alguma fonte mais atual a respeito.

11
  • 3
    Nem mesmo os hispanofalantes têm mais certeza da sua origem inclusiva. Não tenho muita confiança em nenhuma dessas explicações que mencionam lá.
    – tchrist
    Dec 20, 2019 at 22:53
  • 1
    @bad_coder Não chequei, vou ver consigo acesso no início de janeiro.
    – stafusa
    Dec 26, 2019 at 12:31
  • 1
    @stafusa agora não tenho esse dicionário aqui comigo. Senão já te dizia o que lá figura nesse verbete.
    – bad_coder
    Dec 26, 2019 at 12:35
  • 2
    A melhor explicação até agora: books.google.com/…
    – Lambie
    Dec 26, 2019 at 18:06
  • 1
    Uma pena que o Lambie não tenha tentado escrever uma resposta a referência que ele encontrou é muito boa.
    – stafusa
    Jan 3, 2020 at 14:59

1 Answer 1

1

A origem de tal verbo é desconhecida, há quem diga que possa vir do latim autumāre, mas não é conclusivo.

O verbo, no entanto, pode ter vindo de origem germânica durante a ocupação da Península Ibérica após a queda do Império Romano do Ocidente. A origem, porém, pode ser germânica, provavelmente visigótica/sueva, não "saxônica" como falas na pergunta. Os saxões foram um povo que habitava o norte do que hoje é a Alemanha e, até hoje, o baixo alemão é o famoso saxão.

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.