4

Isto é uma pergunta na qual já penso há alguns anos. Daquelas coisas, que está sempre à frente dos nossos olhos mas, talvez não reparamos ou, nos habituamos a não reparar.

Português na coluna da esquerda; Latim na coluna da direita:

• Trê+s - Tres
  • Ter+ço - Tercius
  • Tri+ângulo - Triangulus

• Tre+ze - Tredecim

As minhas perguntas são estas:

1. Consideramos os três morfemas Tre, Ter, Tri como sendo alomorfes entre si? E portanto um mesmo morfema, com 3 formas diferentes? (Nestes casos o morfema é sempre raiz, excepto no triângulo onde é prefixo.)

2. Nesse caso o que chamamos ao +s ( o s aqui não podemos considerar como morfema do plural por a palavra ser singular), +ço, +ângulo, +ze?

3. No caso do +ângulo seria palavra composta, por justaposição. Mas no +ze do Tre+ze (olhando para o Latim) implicava o morfema dez ter sido invertido e perdido a consoante d. O que chamariamos a esse morfema, e ao processo que o inverteu?

4. Considerariamos o Tre e o Tri como sendo apofonias (e alomorfe) por troca de uma única vogal?

5. Podemos reparar que o Três, por acaso, até é considerado protoindo-europeu pelos linguístas. (Este ponto 5 não é pergunta, só uma nota que deixo.)

6. Numa análise sintagmática o que seria aqui significante, significado, etc?

Eu nunca encontrei um livro que explicasse isto com autoridade - agradeço referências na literatura. Acho uma pena, por serem numerais de uso quotidiano.

0

1 Answer 1

4

Quanto à pergunta 3, acredito que a palavra em latim "tredecim" ([ˈt̪rɛ.d̪ɛ.kɪ̃]) tenha originado a partir, primeiramente, da perda do "m" final, seguida da passagem do latim ɪ > e; então a elisão do /d/ medial e a simplificação da vogal dupla. A variação de e era muito comum no período do português antigo, pois representavam as africadas t͡s e d͡z. No italiano, não houve a dita elisão, tornando-se tredici. Tredecim > tredeci > *tredece > *treeze > treze Porém, acredito que essa pergunta seria melhor respondida no StackExchange de lingüística.

Edição: outra coisa que notei, é que de trēs temos tri-, de duo temos di- e de unus, temos uni- etc. Me parece um padrão.

1
  • Gostei muito da tua resposta. Acho que tem muito valor. Indicaste o caminho para ler e aprender sobre este processo de evolução fonética e de ortografia. Não respondi antes porque a metodologia que aqui partilhaste não é comum de encontrar. Sinceramente, fiquei "sem como". Só não vou aceitar a tua resposta, porque quero convidar outros membros a responder. Seria interessante mais alguém elaborar ainda mais sobre esta questão. Por agora, não vou postar isto no SE de linguística. Obrigado @ᚹᛟᛞᚨᚾᚨᛉ.
    – bad_coder
    Jan 9, 2020 at 5:03

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.