7

Qual é a forma correta de usar as palavras "cujo", "cuja" e seus plurais?

Por exemplo, a frase abaixo é correta?

O filho cuja mãe é coruja, acaba sendo mais mimado.

0

1 Answer 1

7

cu·jo

pronome relativo

1. Do qual; dos quais; de quem. (É também pronome interrogativo pouco usado.) substantivo masculino

2. [Antigo] Dono; sujeição.

3. [Brasil, Informal] Designação vaga de pessoa cujo nome se desconhece ou se quer omitir. = DITO-CUJO

"cujo", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/DLPO/cujo [consultado em 27-07-2015].

Estes pronomes cujo, cuja, cujas, cujos concordam sempre com o substantivo que se lhe segue, nesse caso:

O filho cuja mãe é coruja, acaba sendo mais mimado.

A concordância é sempre feita com o substantivo que se lhe segue independentemente do sujeito da frase:

Os filhos cuja mãe é coruja, acabam sendo mais mimados.

Se usássemos pai em vez de mãe teríamos cujo.

No plural:

O filho cujos progenitores são corujas, acaba sendo mais mimado.

Os filhos cujos progenitores são corujas, acabam sendo mais mimados.

Fonte: Pronome «cujo»

Como disse o @bfavaretto e muito bem:

Cujo (a/os/as) já contém o artigo, e é incorreto repeti-lo. Ou seja, não é "cuja a mãe", e sim cuja mãe, etc.

7
  • Cujo (a/os/as) já contém o artigo, e é incorreto repeti-lo. Ou seja, não é "cuja a mãe", e sim cuja mãe etc.
    – bfavaretto
    Jul 27, 2015 at 15:38
  • @bfavaretto eu tinha colocado assim, podes ver as minhas edições, decidi manter a concordância com a pergunta. Mas vou editar.
    – Jorge B.
    Jul 27, 2015 at 15:41
  • Não tinha visto suas edições. A da pergunta eu reverti, porque ele está justamente perguntando se aquela forma está correta (e não está).
    – bfavaretto
    Jul 27, 2015 at 15:43
  • @bfavaretto não está nas edições, deve ter sido nas edições dentro dos 5 minutos. Eu corrigi a pergunta porque acho que a intenção do autor não é essa. Mas pode-se perguntar.
    – Jorge B.
    Jul 27, 2015 at 15:44
  • 1
    É uma boa oportunidade pra incluir na resposta que não se deve usar "cujo o" ;)
    – bfavaretto
    Jul 27, 2015 at 15:46

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.