5

Qual é a forma correta de escrita?

Você tem dois dias de folga em a ver.

ou

Você tem dois dias de folga em haver.

ou, ainda, nenhuma delas e essa construção está errada?

• Cássio, vê o que eu fiz ao teu título. Se não gostares, podes simplesmente fazer "rollback" ou mudar à tua vontade. A minha ideia foi mostrar logo no título qual era a dúvida. – Jacinto Nov 13 '19 at 17:18
6

Sabendo que "ter a haver" significa "ser-lhe devido" ou "receber", a forma correta seria:

Você tem dois dias de folga a haver.

A pergunta Expressão "nada a ver" ou "nada haver" - qual a forma correcta? tem mais detalhes sobre isto, mas atenção que a pergunta é principalmente respondida sobre a expressão «[não tem] nada a ver» (ou seja, «não está relacionado com o que estamos a falar») e não sobre a expressão «ter algo a haver» (ou seja, «ter algo a receber»).

Sugiro a leitura atenta dessa outra pergunta, tendo esta minha ressalva anterior em conta. :)

Há ainda outra pergunta relacionada, acerca da expressão "ter que ver" (que soa parecida, mas tem um significado diferente) :
"Tem a ver" -- Qual é a origem desta expressão?

• Entendido! Obrigado pela resposta. – Cássio Salles Nov 13 '19 at 18:05

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.