4

Se você fizer uma pesquisa no Google com a expressão "significado de professora", vai aparecer:

enter image description here

De acordo com a matéria que pode ser visualizada neste link, "o mesmo resultado aparece em outros dicionários, como o Houaiss, e no dicio.com.br". Quando a mesma busca é feita por "professor", o resultado é diferente. Neste caso, o primeiro resultado diz "aquele que professa uma crença"; e o segundo, "aquele que ensina".

Por que existe esse sentido de "prostituta" para professora?

12
  • Viva! Quem é vivo sempre aparece :) Não sei como demonstrar o porquê desse sentido, mas parece-me que resulta de a sociedade tradicional ver com bons olhos a iniciação sexual de rapazes solteiros e ainda adolescentes, mas reprovar a atividade sexual de moças solteiras. Em tempos, em certas regiões de Portugal era comum levar um rapaz a uma prostituta antes de ele ingressar nas forças armadas; em certas zonas havia até um nome para isso, a desobriga. Não seria nada de surpreendente chamar a essa prostituta professora. >>
    – Jacinto
    Oct 22, 2019 at 18:09
  • De um modo gera, especialmente no passado, considerava-se que uma mulher adulta que tivesse relações com um rapaz virgem estaria a prestar-lhe um serviço; um homem que fizesse o mesmo com uma moça virgem, estaria a abusar dela.
    – Jacinto
    Oct 22, 2019 at 18:11
  • 2
    Denis, tomei talvez liberdade excessiva ao editar o teu título. Vê se gostas; se não gostares só tens de fazer rollback :)
    – Jacinto
    Oct 22, 2019 at 21:46
  • 1
    O novo título ficou ótimo. Oct 23, 2019 at 12:14
  • 1
    Parece-me que, junto com a dedução do Jacinto, isto seria suficiente para construir uma boa resposta: «Em relação à palavra 'professora', a Oxford University Press, nossa parceira que trabalha com tradicionais editores de dicionário no Brasil, determinou que a segunda definição está em desuso e não é atual o bastante para ser incluída.» Eu não tenho vagar para isso, agora. :p
    – ANeves
    Oct 24, 2019 at 13:41

1 Answer 1

4

Esse significado é um regionalismo, uma gíria; por sinal, muito incomum para o significado de "professora".

A palavra "prostituta", assim como as palavras que se referem aos órgãos sexuais, possuem uma infinidade de termos com o mesmo significado, sem que se perca ou se descaracterize o significado originário da palavra.

Assim, também pode significar "prostituta" a palavra "prima", sem que isso faça que a palavra "prima" seja imediatamente identificada como prostituta ou faça com que seu uso seja restrito ou mal visto de qualquer maneira, quando usada na forma original.

Da mesma forma, poder-se-ia dizer que as prostitutas atuam como professoras na arte do sexo para jovens inexperientes, mas esse uso é muito incomum ou mesmo desconhecido entre a maioria dos falantes de português.

Pode-se citar de forma análoga o uso da palavra "linguiça" para o órgão sexual masculino; ainda que esse uso seja relativamente comum, isso não faz com que imediatamente se atribua esse significado ao lermos a palavra "linguiça", que, em 99% das vezes, realmente significa o alimento com o qual se faz churrasco.

1
  • 1
    Muito boa resposta. Eu estava a escrever um comentário mas achei desnecessário. Tu dizes tudo aqui. Em tempo: sem ser em contexto, eu não entenderia esse significado da palavra professora, que acredito ser um regionalismo.
    – Centaurus
    Aug 24, 2020 at 22:49

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.