3

Eu acho Você também não vai? como Eu não vou e você também não vai.

Mas eu vi no texto:

— Você vai ao baile?
— Claro!
— Você também não vai?

Parece que está perguntando se você não vai?

Alguma explicação?

1
  • Não significa necessariamente que quem perguntou não vai para a festa. Ex: “— Adriana e Fernanda não vão à festa. Você vai? / — Claro! Você também (além de Adriana e Fernanda) não vai?” – Valdeir Psr Oct 3 '19 at 22:30
3

Esse também refere-se somente ao vai. É como dizer:

Claro (que vou ao baile). Você não vai também?

Equivale a: “não é verdade que você vai também?”

Poderíamos dizer que esse também (do “você também não vai?”) está fora do sítio normal, mas nós falamos assim.

E o não é retórico: neste contexto, perguntar “você também não vai?” ou “você também vai?” dá praticamente no mesmo; a única diferença é que se eu incluir o não — “você também não vai?” ou “você não vai também?” — dou uma ideia que tenho a expetativa que a outra pessoa vai ao baile e quero só confirmar.

Realmente isto é um pouco confuso, porque nós podemos usar exatamente as mesmas palavras para perguntar o contrário; nestes caso o não é mesmo obrigatório:

Ana: — Você vai ao baile?

Bela: — A nossa avó morreu ontem; claro que não vou! Você também não vai... ?

Este “você também não vai” é dito quase como se fosse uma afirmação e não um pergunta. O exemplo seguinte já é perguntado com a entonação normal:

A Bela não vai ao baile; a Ana também não. Você também não vai?

Nestes exemplos o também refere-se mesmo ao não (por isso, não podemos omitir esse não); — este você também não vai significa “é verdade que você também não vai?” Compreendemos a diferença pelo contexto: o também significa ’tal como a pessoa mencionada antes’: no teu exemplo, eu vou ao baile, portanto também quer dizer ’vai também’ (= ’tal como eu vou’); nos últimos dois exemplo, a pessoa mencionada antes não vai, portanto também quer dizer ’também não vai’ (= ’tal como a primeira pessoa não vai’).

1
  • Realmente, contexto e entonação fazem toda a diferença nesse uso particular da palavra "também", a qual admite várias posições na frase. – Centaurus Oct 6 '19 at 23:01

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.