6

Eu ouvi esse frase em lugares diferentes:

No escritório do médico:

Estava doente e o médico perguntou: Você come direito?

Pareceu para mim que: você tem apetite?

No texto li:

Ele fuma demais e não faz nenhum exercício físico e não come direito.

Parece para mim que: Não tem uma diate saudavél.

Sim? Qual é significado desse frase?

2 Answers 2

4

"Comer direito" é uma expressão vaga e ampla, mas essencialmente significa ter uma dieta saudável, incluindo aí a qualidade, quantidade e regularidade das refeições.

No exemplo do médico, esse era quase certamente o sentido na pergunta. Para perguntar sobre o apetite especificamente, ou se menciona a palavra, ou se pergunta sobre "comer bem".

3
  • Sim, só que fazer algo direito é um registro informal.
    – Lambie
    Oct 7, 2019 at 22:37
  • @Lambie Verdade, nesse caso uma alternativa menos informal seria, por exemplo, "comer corretamente".
    – stafusa
    Oct 7, 2019 at 22:49
  • Isso. Credo, paso meu tempo comendo direito mas de vez me dá um troço e alavanco um jogo de cintura. :)
    – Lambie
    Oct 7, 2019 at 23:22
2

"Come direito" refere-se a ter refeições balanceadas e saudáveis, não exclui lanches ou fast foods, mas basicamente, se você come mais de forma saudável ou não.

4
  • balanceadas, não. equilibradas.
    – Lambie
    Aug 24, 2021 at 13:22
  • @Lambie Na verdade "balanceado" é bastante adequado, cf., e.g., no Aulete: "1. Que contém os nutrientes necessários em quantidades adequadas (refeição balanceada; cardápio balanceado; dieta balanceada).".
    – stafusa
    Aug 24, 2021 at 16:23
  • Tudo bem, prefiro equilibrado: Google "refeiçao balanceada" site:.br = 14,400//"refeição equilibrada" pelo mesmo site:.br = 270,000 :)
    – Lambie
    Aug 24, 2021 at 16:32
  • 1
    @Lambie Aquele primeiro número que o Google exibe é uma estimativa grosseira - é preciso ir até a última página, selecionar para mostrar resultados repetidos e ir para a última de novo, daí o número é (talvez) mais confiável; ele lista 308 para uma e 318 para outra. O Corpus do Português também registra apenas uma pequena diferença entre as duas.
    – stafusa
    Aug 24, 2021 at 18:40

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.