1

Tendo em vista a gramática do português do Brasil, a frase

''Estou a ficar cansado.''

está gramaticalmente correta? Eu tenho uma vaga lembrança de uma professora minha falando que isso é errado em PT-BR, mas certo em PT-EU. Procurei na internet, mas não encontrei tal informação.

Alguém saberia me responder?

2

1 Answer 1

1

Essa construção não é usada no português do Brasil. Ao invés dela, usamos o gerúndio para indicar uma ação em curso. No caso do seu exemplo, se diria "Estou ficando cansado".

4
  • minha pergunta é se a frase está certa ou errada em PT-BR. Nao tenho interesse em saber o que é o mais comum no Brasil. Commented Sep 22, 2019 at 1:26
  • É perfeitamente gramatical @MatheusManzatto , e esse tipo de construção é até mesmo usada por algumas pessoas em nosso país.
    – Centaurus
    Commented Sep 22, 2019 at 2:43
  • @centaurus , obrigado pela sua resposta. Voce tem alguma referência? Você consegue me dizer porque está correto? Commented Sep 22, 2019 at 11:32
  • @MatheusManzatto Está correto porque não fere nenhuma regra gramatical e é idiomático (muito mais em Portugal do que no Brasil, embora eu mesmo possa ocasionalmente dizer algo do tipo "vocês estão a brincar com uma coisa séria".)
    – Centaurus
    Commented Sep 22, 2019 at 20:20

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.