1

Existe uma palavra que é um sinônimo de "mudança", "alteração", "modificação", mas que deixe claro que é por um período passageiro? Pra ser usada quando sabemos que o que foi mudado vai, posteriormente, voltar a ser o que era antes.

Se possível, que fique claro que não é uma mudança "transitória": que começa em "A", muda temporariamente pra "B" e depois termina em "C". Mas sim uma mudança que volta pra "A" depois de passar temporariamente por "B".

7
  • Eu diria que transitório é genérico, no sentido de que é possível se ter "C"="A". Por exemplo, uma hipertensão que se manifesta apenas durante a gestação (ou seja, se volta ao estado anterior, normal, após o parto) pode ser chamada de "hipertensão transitória" e, similarmente, há também a osteoporose transitória.
    – stafusa
    Sep 19, 2019 at 22:34
  • Justamente, eu queria um termo que, ao contrário de "transitório", desse uma noção de não transitório. Além disso, "transitório" é um adjetivo.
    – bruno
    Sep 19, 2019 at 22:59
  • Sim, sei que é adjetivo, meu comentário foi só sobre tua observação sobre "transitório", não uma sugestão de palavra. Nesse sentido, que diferença você vê entre "transitório" e "passageiro" nesse caso? Porque você pede na pergunta que implique ser "passageiro", só que este é sinônimo de "transitório".
    – stafusa
    Sep 19, 2019 at 23:07
  • Quanto à palavra procurada, não encontro uma sugestão muito boa no momento. Talvez algumas possibilidades, dependendo do contexto, poderiam ser "oscilação" ou "flutuação" (como numa descrição de preços ou temperaturas, que mudam, mas se espera que voltem a uma linha base), ou até "fase", "estágio", "período".
    – stafusa
    Sep 19, 2019 at 23:24
  • Algo como provisório? momentâneo? temporâneo? Sep 20, 2019 at 1:21

0

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Browse other questions tagged or ask your own question.