4

Estou tendo problemas com concordância

No caso da frase do título, o verbo deve concordar com dias ou com férias? Ou poderia concordar com ambos?

• de férias, ao meu ver, é um adjunto adnominal de dias (sub. concreto); logo, eu escreveria: Você possui 7 dias de férias agendados ou Você possui, agendados, 7 dias de férias – Valdeir Psr Sep 18 '19 at 0:10
  • @ValdeirPsr é verdade, acho que o masculino seria a aposta segura considerando isso. Acho que fiquei perdido imaginando o conceito de (férias-agendadas) haha – Pretzel Sep 18 '19 at 11:30
4

Pode concordar com qualquer dos dois, mas com significados distintos:

1. Você possui 7 dias de férias agendados.

É o uso mais comum, em que "de férias" qualifica os "dias" e se quer dizer que os 7 dias (desse tipo: de férias) estão agendados. Indicando graficamente: "7 (dias-de-férias) agendados". Para um dia apenas, a concordância seria também em número: "1 dia de férias agendado".

1. Você possui 7 dias de férias agendadas.

Indicando graficamente: "7 dias de (férias-agendadas)". Aqui as férias é que estão agendadas, então é preciso se estar num contexto em que a expressão "férias agendadas" faça sentido. Por exemplo, em algumas instituições, desde que outras condições sejam satisfeitas, férias podem ter ser requisitadas a posteriori, ou seja, podem ser gozadas antes de serem oficializadas. Isso cria dois conceitos de férias: as "férias agendadas" e as "férias não agendadas".

A UFPE, por exemplo, estabelece normas para "Realizar Pagamento de Férias Não Agendadas", que são definidas como "férias gozadas e não agendadas", e uso semelhante é feito pela UDESC.

Nessas situações se poderia dizer, e.g., "Você possui 29 dias de férias agendadas e 1 dia de férias não agendadas e, portanto, já esgotou as férias deste ano."

• Não sei se é só comigo, mas ainda fiquei mais confuso eheheh. Pode dar mais uns exemplos? – Jorge B. Sep 18 '19 at 10:05
  • @JorgeB. Estranho muito, mas adicionei os trechos em negrito que, espero, podem ajudar. – stafusa Sep 18 '19 at 10:25
  • 1
    Ajudou muito, devia ser falta de café pela manhã eheheh – Jorge B. Sep 18 '19 at 10:33
  • @JorgeB. Na verdade essa resposta me parece inclusive um pouco prolixa, mas não consegui formular melhor agora. – stafusa Sep 18 '19 at 10:36
  • Gostei da resposta. Não tinha imaginado o conceito de 'férias-agendadas' como uma única "entidade", mas fiquei imaginando se esse conceito já não existiria sem a ideia de outros tipos de férias. Em outras palavras, se todas as férias fossem agendadas. – Pretzel Sep 18 '19 at 11:23

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.