1

As palavras êxito e sucesso podem ser usadas com o mesmo significado?

Exemplos:

1. Your name was successfully added → O teu nome foi adicionado com êxito/sucesso

2. We are committed to your success → Estamos comprometidos com o teu êxito/sucesso

Qual palavra e mais comum no português europeu?

3
  • Tás a ver? Isto aqui é que é contexto! E arranjei-te uma seta bonita, mas se não gostares podes sempre reeditar e voltar ao que lá tinhas.
    – Jacinto
    Sep 11, 2019 at 17:24
  • jajajaja obrigado. Faço o melhor que posso. Alguma resposta? :) Sep 11, 2019 at 17:36
  • Há de aparecer uma resposta ou duas.
    – Jacinto
    Sep 11, 2019 at 17:37

1 Answer 1

2

Não há grande diferença, ambas as palavras podem ser usadas para descrever um resultado positivo. Eu faria contudo algumas alterações:

O teu nome foi adicionado com êxito/sucesso.

Aqui, com êxito/sucesso é redundante; um nome não pode ser "adicionado sem êxito". Preferiria: a adição do nome foi bem-sucedida ou executada com sucesso.

Estamos comprometidos com o teu êxito/sucesso.

Comprometido é aqui ambíguo, e pode significar "exposto a perigo" (estamos dependentes de que tenhas sucesso). Por isso eu preferiria:

Estamos empenhados no teu êxito/sucesso.

1

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.