4

Qual é significado de pode deixar?

Pelo o que eu percebi nas conversas, as pessoas usam isso para dizer, por exemplo, ’Fique tranquilo!’ É isso ou tem outro significado?

3
  • Podem também ser: paremos de falar sobre um assunto.
    – Lambie
    Sep 5, 2019 at 19:20
  • 1
    Pode Deixar = paremos de falar sobre um assunto????
    – Majid
    Sep 5, 2019 at 19:22
  • Claro. Estou falando com você. Você fica cada vez mais irritado comigo. Você termina falando para mim: Pode deixar? Ou seja em bom português: Deixemos o assunto, por favor. Morou ou não morou? Outra gíria que lhe dou.
    – Lambie
    Sep 5, 2019 at 19:27

1 Answer 1

1

É bem isso mesmo. Se poderia dizer que é pode deixar (de lado), ou seja:

• não precisa fazer/falar mais nada
  • não se preocupe
  • fique tranquilo.

Ou seja, don't worry. Considerando isto, é próximo a rest assured, mas esse é melhor traduzido como "pode confiar" ou "pode ter certeza". Oralmente a expressão é frequentemente reduzida para podexá.

Em construções do tipo pode deixar comigo ou pode deixar por minha conta (ou ainda xá comigo), significa que eu vou me encarregar/tomar conta (you can leave it to me).

Numa resposta a um pedido, e.g., "Podes avisá-la? -- Pode deixar.", é uma afirmativa enfática, como "com certeza" ou "claro (que sim)" (similar a can do).

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.