3

Eu vi dois exemplos como os seguintes, nos quais os adjetivos grande e pequeno são usado:

Cachorro grande.

O pequeno cachorro branco está brincando com uma bola amarela no jardim.

Minha pergunta é: posso falar:

Grande cachorro.

O cachorro pequeno branco está brincando com uma bola amarela no jardim.

• 1
    Majid, vê também a pergunta Quando usar o adjetivo antes do substantivo – Jacinto Sep 4 '19 at 7:45
  • 2
    Possible duplicate of Quando usar o adjetivo antes do substantivo? – stafusa Sep 4 '19 at 8:48
  • 2
    Na pergunta linkada, entre a resposta do Ramaral e a do Artefacto é possível encontrar a resposta a esta pergunta. Mas a nota do Ramaral sobre o uso de grande é muito breve, e a resposta do Artefacto é para iniciados, não é para principiantes. Portanto, acho que se deve manter aberta esta pergunta. – Jacinto Sep 5 '19 at 10:01
  • Seis dias depois, estou agora firmemente convencido que esta pergunta não é uma duplicata. Só um exemplo: nas respostas à outra pergunta há uma única nota especificamente acerca de grande: "um grande homem (grandeza figurada) / um homem grande (grandeza material)" (resposta do Ramaral). Ora isto não explica satisfatoriamente a diferença entre grande cachorro e cachorro grande (em que consiste a grandeza figurada do homem? aplica-se ao cachorro?). – Jacinto Sep 11 '19 at 20:08
2

Pequeno

Vou deixar o branco de fora para simplificar. Dizes:

• O cachorro pequeno para o distinguires de outros cachorros que são maiores. Por exemplo, estão dois cachorros no jardim, e um é maior que o outro. Então tu dizes o cachorro pequeno para eu saber de qual cachorro estás a falar. é uma forma neutra e desapaixonada de falar.
  • O pequeno cachorro para realçar que o cachorro é pequeno e exprimir um certo afeto; é um pouco como dizer “o cachorrinho” (mas cachorrinho é mais afetuoso que pequeno cachorro). Até podem lá estar outros cachorros ainda mais pequenos. Mas se eu souber qual é o cachorro de que estás a falar (por exemplo, eu estou lá, e tu simplesmente apontas para o cachorro), tu podes dizer o pequeno cachorro simplesmente para realçar que o cachorro é pequeno e exprimir afeto.

Voltando a pôr o branco. O cachorro pequeno branco — para distinguir esse cachorro de outros que também são pequenos mas não são brancos. O cachorro branco pequeno — para distinguir de outros cachorros brancos que são maiores. O pequeno cachorro branco — não é preciso distinguir de cachorros maiores, mas tu queres salientar que ele é pequeno.

Grande

O que eu disse acerca de pequeno também se aplica a grande. Mas há mais:

• O cachorro grande. Aqui, depois do nome, grande refere-se sempre ao tamanho.
  • O grande cachorro. Aqui, antes do nome, grande quer dizer que, na tua opinião, o cachorro tem qualidades excelentes e merece a nossa admiração e respeito.

Como o significado de grande muda antes do nome, até podes dizer coisas como:

O grande pequeno cachorro protegeu a dona dos assaltantes.

Isto significa que o cachorro tem tamanho pequeno, mas é um grande cachorro: corajoso, não teve medo dos assaltantes.

E aqui está um exemplo real de um pequeno grande cachorro” que salvou quatro gatinhos de um incêndio..

E se não for cachorro?

A seguir ao nome, pequeno e grande referem-se sempre ao tamanho (pelo menos não me lembro de exceções). Mas antes do nome, o significado varia. Vou só dar exemplos.

Grande significa ’admirável’, como com cachorro, com pessoas ou coisas que possam suscitar a nossa admiração: grande homem, mulher, cantor, filme, país, descoberta, etc.

Com outras coisas, grande, tal como pequeno, pode também referir-se ao tamanho: grande/pequeno asteroide, lago, praça, tubarão, etc. Mantém-se a diferença que depois do nome é uma forma neutra e desapaixonada de falar e distingue de outros maiores ou menores, enquanto antes do nome exprime afeto ou que a coisa nos impressiona de alguma maneira.

Mas grande ofensa é uma ofensa grave; grande problema é um problema difícil; é análogo com pequeno : pequeno (pouco difícil) problema, pequena (pouco grave) ofensa; semelhantemente com crime, infração. Com estas palavras, pequeno e grande geralmente não vêm depois do nome.

Grande comerciante pode ser ’admirável’ ou pode ter um negócio grande. Um pequeno comerciante significa simplesmente que tem um negócio pequeno, mas o pequeno comerciante é normalmente uma criança ou adolescente. É o mesmo com grande/pequeno empresário, agricultor, fazendeiro.

| improve this answer | |
0

Tanto faz.

Geralmente quando se quer dar um tom poético ou de maior formalidade coloca-se o adjetivo na frente do substantivo, mas isso não é uma regra. Na linguagem informal geralmente usa-se o adjetivo depois do substantivo.

| improve this answer | |

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.