3

Mantenha-se sóbrio é usado quando? Pelo o que eu achei, pode ser usado quando falamos sobre bebidas alcoólicas. Mas só nesse caso?

Posso dizer permenenha-se sóbrio?

2
  • Majid, imagino que queiras dizer permaneça em vez de permenenha? Olha, quando perguntas acerca do significado da palavra, tens o tag "significado"; para como se usa uma palavra, tens "uso-de-palavras", etc. O tag "português-brasileiro" é para coisas específicas do Brasil. – Jacinto Aug 30 '19 at 7:53
  • Pelo menos no Brasil, sempre ouvi mantenha-se sóbrio. Não lembro de ouvir: Permaneça nesse contexto. Além disso, acredito que essa expressão pode ser usada para qualquer tipo de droga (contando que o bebidas alcoólicas tbm são drogas) – Peixoto Aug 30 '19 at 8:33
2

No sentido da pergunta, "sóbrio" mais frequentemente se refere ao álcool, mas também pode se referir a outras drogas. Por exemplo, a Coordenadoria de Prevenção às Drogas de Campinas - SP define

sobriedade
1) Abstinência continuada do uso de álcool e de drogas psicoativas (veja recuperação).

que também é usado nesse sentido por uma clínica de reabilitação e, como apontado pelo Peixoto, em notícias. Também a JusBrasil define um termo relacionado de maneira similar:

Abstinência
2) Abstinência é a abstenção do uso de droga ou, mais comumente, de bebidas alcoólicas.

Com relação às duas expressões:

1. Mantenha-se sóbrio.

Se diria ao pedir para que alguém não se exceda num determinando momento ou ocasião. Quase sempre sempre se referindo a um excesso de álcool (ou outras drogas), mas também é possível imaginar cenários em que o pedido é para que a pessoa se mantenha "séria, contida", significando, por exemplo, "não seja brincalhão".

1. Permaneça sóbrio.

Poderia ser usado para se pedir a um(a) ex-dependente químico (e.g., ex-alcoólatra) que não volte a fazer uso da droga, ou seja, nesse caso, "sóbrio" significa essencialmente "abstêmio".

3
  • 1
    Eu também nunca vi sóbrio em relação a drogas. Mas procurando, até encontrei (no sentido do teu último exemplo). Não veja nada que impeça. Poderá ser simplesmente que consumo de álcool é muito comum e socialmente aceitável, então as situações em que uma pessoa queira aconselhar outra a moderação ou abstinência no consumo de álcool são muito comuns. – Jacinto Sep 3 '19 at 13:26
  • 1
    No Brasil, acredito que sobrio é usado além do alcoól. Aqui tem um exemplo de noticia -> caras.uol.com.br/tv/… "Fábio é dependente químico, porém afirmou que está sóbrio. “Já tive uso exagerado e uma relação obsessiva. É uma coisa que pode acontecer, você não sabe se o uso recreativo vai te levar a isso. Para mim esse assunto já foi, estou em outra fase. É uma assunto muito recorrente, tem uma coisa de estigma que tenho que lidar”. " – Peixoto Sep 3 '19 at 13:40
  • 2
    Bem apontado, Jacinto e @Peixoto, obrigado. Vou atualizar a resposta. – stafusa Sep 3 '19 at 13:51

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.