4

Acabar com o problema ou acabar o problema? Qual está correto? Têm os mesmos significados?

Pelo o que eu percebi, acabar com o problema significa ’terminar o problema’.

• 2
    Majid, eu editei as tuas perguntas usando o fundo amarelo para a frase-exemplo (que tens na outra pergunta); nesta pergunta, a frase que tinhas com fundo amarelo não é um exemplo, então tirei o fundo amarelo. Também usamos fundo amarelo para citações, mas não é esse o caso em qualquer das tuas perguntas. Naturalmente, as perguntas são tuas, e podes apresentá-las como quiseres (para mudar o que eu fiz, clica no "edit"). – Jacinto Aug 29 '19 at 11:48
3

Acabar com qualquer coisa é por-lhe termo, extingui-la; acabar alguma coisa é terminá-la, concluí-la.

A forma correta depende portanto do contexto. Se estou a resolver um problema de matemática, quando o terminar terei acabado o problema.

Se o problema é, por exemplo, um cano roto, ao resolver o problema terei acabado com o problema.

| improve this answer | |
1

Imagine o seguinte! Há um encanamento quebrado que vaza água constantemente. Para "terminar o problema" você tenta tampar o buraco, com as mãos ou de alguma outra forma. Porém para "acabar com o problema" você apenas tranca o registro. Então, "acabar com o problema" é ir até a fonte de origem do problema e dar um fim a ele. Já "terminar o problema" é como uma solução temporária, não impedindo que aquele problema volte a acontecer.

| improve this answer | |
  • Concordo com tua interpretação de acabar com o problema, mas nunca ouvi ninguém dizer terminar o problema com o significado que tu lhe dás. A pergunta é sobre acabar o problema, não terminar, mas não me parece que isso faça diferença. – Jacinto Aug 29 '19 at 11:38

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.