1

Recentemente o presidente Jair Bolsonaro postou uma publicação no Twitter com o seguinte título:

Enumerando mais alguns avanços do governo (…)

Abaixo do título, ele fez uma lista utilizando letras em vez de número.
Pesquisando em alguns dicionários, observei que dois deles definem enumerar como listar, especificar e expor, porém fala nada sobre ser com número, letras e/ou caracteres.

Afinal de contas, posso enumerar uma lista usando letras ou símbolos?

2
  • Ultimamente o site está pouco movimentado 😕 – Valdeir Psr Aug 23 '19 at 21:20
  • 1
    Pouquíssimo, menos de uma pergunta a cada dois dias. Por que será que o site não decola? São dezenas de milhões de lusófonos conectados à internet. Só posso imaginar que seja reflexo de falantes um sua maioria pouco interessados no próprio idioma (além do que são obrigados a saber para exames e congêneres) e do português não ser uma língua estrangeira particularmente popular (e também de termos pouco conteúdo, ok, especialmente em inglês). – stafusa Aug 25 '19 at 21:48
3

Não há nenhuma prescrição em gramáticas que obrigue um autor a lançar mão de números ao enumerar, a despeito da etimologia da palavra. Entretanto, há muitas palavras na língua portuguesa (e em todas as outras) em que um sentido se altera ao longo do tempo. Como exemplo, é perfeitamente lícito embarcar em um carro ou avião, embora não sejam barcos, ou espalhar algo que não seja palha.

Lamento não ter fontes fiáveis para citar, mas o cerne do problema é que os gramáticos não fizeram recomendação a respeito do uso deste verbo, então não há recomendação para citar.

3
  • Por que essa é uma resposta community wiki? – stafusa Aug 25 '19 at 20:04
  • Porque se alguém tiver uma fonte para citar, pode inseri-las. Se este é um uso incorreto do mecanismo de community wiki, estou contente em remover a resposta completamente, mas não me parece irregular. – Wtrmute Sep 5 '19 at 16:29
  • Não creio que seja um uso incorreto. Penso que não precisava ser community, mas de fato é uma maneira válida de sinalizar que a resposta pede algum complemento ou aprimoramento. – stafusa Sep 5 '19 at 17:15

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.