Gostaria de esclarecer se é correto o uso escrito da expressão "e/ou" (com barra oblíqua) em português de Portugal. Já encontrei a expressão grafada "e ou" e "e(ou)". Qual é então a forma mais correta? Agradeço um esclarecimento.
-
3António, já existe esta pergunta sobre o assunto; e também esta relacionada.– JacintoAug 21, 2019 at 11:18
-
De notar que a pergunta relacionada tem uma resposta apenas sobre português brasileiro. Vou editar o título para o contexto europeu ficar mais óbvio e claro.– ANevesAug 21, 2019 at 17:13
-
1@ANeves, de qual é que estás a falar. Não encontro nenhuma observação restingindo qualquer dos posts ao português brasileiro. A resposta do stafusa à primeira pergunta apoia-se numa porção de gramáticos portugueses no Coberdúvidas. A minha única hesitação e votar como duplicata é que esta pergunta menciona a possibilidade "e ou", não tratada nas outras, embora tratada nalgumas das fontes indicadas.– JacintoAug 21, 2019 at 17:25
-
@Jacinto, era essa mesmo, "a do stafusa à primeira pergunta"; escapou-me o link para o ciberdúvidas. Obrigado pela correção :)– ANevesAug 28, 2019 at 17:05
1 Answer
Ambos e/ou
e e(ou)
estão corretos, como exposto nesta resposta minha, embora o primeiro (com a barra) seja mais frequente.
A construção e ou
, que simplesmente justapõe duas conjunções de significados diferentes é, no mínimo, confusa, como também coloca a linguista portuguesa Mafalda Antunes no Ciberdúvidas:
A barra indica opcionalidade de uso de cada uma das conjunções coordenativas: aditiva (e) ou disjuntiva (ou). A ausência de barra comprometeria a clareza desta opcionalidade.