3

Qual a forma (mais) correta?

• Ela fá-los bem.
  • Ela faze-os bem.
5

Ela fá-los (faz + os) bem.

A regra geral é a de que às formas verbais terminadas em s/z/r são apostas as variantes lo/la/los/las dos clíticos o/a/os/as e que a terminação cai. O acento é o necessário para manter a vogal final.

A única exceção é mesmo o verbo querer, que tem de facto quere-os para quer + os. Qué-los seria a forma esperada pela regra acima — é uma forma permitida, pouco usada. A mesma exceção não pode ser aplicada ao verbo fazer, por isso temos para o presente:

faço-os / faze-los / fá-los / fazemo-los / fazei-los / fazem-nos

Tabela de conjugação completa de fazer + os

0

O correto seria: fá-los

Segundo o site TodaMateria:

• Os pronomes me, te, nos, vos e se são empregados como objetos direto ou indireto: Exemplos: Eles me respeitam. (respeitar alguém - objeto direto) ou Entregaram-te o documento ontem. (entregar a alguém - objeto indireto).
  • Os pronomes o, a, os e as são empregados como objetos diretos. Exemplo: Fechou-a e saiu. (fechou algo - objeto direto). os pronomes lhe e lhes são empregados como objetos indiretos. Exemplo: Devolverei se estas coisas pertencerem-lhes. (pertencer a alguém - objeto indireto)

Quando seguidos de verbos que terminam em –z, -s ou –r, os pronomes o, a, os, as assumem as formas lo, la, los, las. Neste caso, a terminação verbal é retirada.

Exemplos:

• faz + o = fá-lo
  • comes + os = comê-los
  • estudar + a = estudá-la
3
  • 2
    "comes + os" é "come-los", não "comê-los". Comê-los é "comer + os" – Artefacto Jul 24 '19 at 15:14
  • 1
    Também não gosto de: 1. "me respeitam" mas "Entregaram-te" (ou "me respeitam" e "te entregaram", ou "respeitam-me" e "entregaram-te"); 2. "pertencerem-lhes" (devia ser "lhes pertencerem"... ou será que isto é válido no Brasil?). – ANeves thinks SE is evil Jul 24 '19 at 15:53
  • 1
    no Brasil, raramento usamos o pronome no final das palavras. Seria na maioria das vezes: me respeitam, me entragaram e assim por diante... Eu vivo em Lisboa agora e noto a diferença... – Peixoto Jul 29 '19 at 8:54
-1

No Brasil, "os faz", pra não soar estranho e até não confundir com outras palavras (como «falo»).

0

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.