14

É comum termos dúvidas na conjugação do verbo "dever".

Exemplos:
Não sei se é verdade, mas acredito que deve ser.
ou
Não sei se é verdade, mas acredito que deva ser.

Ele deve ir hoje.
ou
Ele deva ir hoje.

Nesses exemplos qual a forma correta?

Qual regra devemos observar para não errar?

2

2 Answers 2

7

Você usa o DEVE quando você acha ou tem certeza que algo vai acontecer. Você usa o DEVA para supor que algo aconteça. É obrigatória a utilização do QUE antes do DEVA no presente do conjuntivo.

Exemplos:

No presente do conjuntivo: Acredito QUE ele DEVA chegar hoje. (Aqui você está supondo.)

No presente do indicativo: Ele DEVE chegar hoje. (Aqui você está afirmando e/ou "obrigando" que algo aconteça.)

Creio QUE isso DEVA acontecer hoje;

Isso DEVE acontecer hoje.

Concordo QUE ela DEVA morrer agora;

Ela DEVE morrer agora.

15
  • E no primeiro exemplo do Denis?
    – Jorge B.
    Commented Jul 24, 2015 at 11:34
  • ACREDITO que esteja errado, já que com o "Não sei se é verdade" ele está supondo e com o "deve" ele está afirmando. Commented Jul 24, 2015 at 11:36
  • Não vou dar +1 porque não fiquei esclarecido.
    – Jorge B.
    Commented Jul 24, 2015 at 12:56
  • Poxa vou colocar uns exemplos... Commented Jul 24, 2015 at 13:23
  • Pronto! E sobre o primeiro exemplo dele... Na minha opinião, está errado, não se pode usar o DEVE naquele caso. Commented Jul 24, 2015 at 13:38
0

Deva, parece-me do verbo dever e não algum advérbio. Na realidade, sempre substituo por outra palavra que gere menos dúvidas!

1
  • 2
    Sérgio, bem-vindo ao site. Quer deva quer deve são flexões do verbo dever; nenhum é advérbio. Se a resposta acima não te esclareceu o assunto completamente, podes fazer um nova pergunta.
    – Jacinto
    Commented Jan 13, 2022 at 12:46

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.