Ao obter o resultado de um exame, constatei que nas zonas de transcrição de um excerto do texto (nas minhas respostas) me foi retirado um ponto por cada vez que recorria às reticências: ... Sei que, quando se sente a necessidade de remover uma secção do texto que não é relevante, se utilizam reticências situadas entre parênteses retos, como a seguir demonstrado:
- "O homem da aldeia [...] sentia-se solitário", removendo o modificador presente originalmente ("O homem da aldeia, triste e contemplativo, sentia-se solitário").
Contudo, foi-me ensinado que, quando se tenciona transcrever uma longa porção de texto, mas cujo conteúdo não pretendemos remover, reticências sem parênteses retos devem ser utilizadas:
- "Onde há paisagens ... o mundo pode ser" - encurtando a versão original ("Onde há paisagens que não pode haver./Tão belas que são como que o veludo/Do tecido que o mundo pode ser.").
Foi com esta mentalidade que eu elaborei o meu exame, contudo, a correção parece-me revelar que perdi vários pontos, um por cada vez que inseri reticências SEM os parênteses retos.
Estará a minha suposição correta? E, se sim, será legítimo eu pedir uma reavaliação do meu exame?