1

Por exemplo, na frase "você vai ter que pagar fora à parte" eu poderia estar me referindo a um pagamento fora do orçamento. Porém, se "à parte" significa algo que está fora, escrever "fora" antes de "à parte" não seria redundante?

1 Answer 1

1

A frase completa é "você vai ter que pagar fora à parte"? Ou teria um complemento do tipo "você vai ter que pagar, fora a parte que me cabe"? Caso seja a primeira opção, eu não entendo como sendo redundante. Entendo como errado do ponto de vista semântico. Eu nunca ouvi alguém dizer "fora à parte" como expressão. Mas encontrei a seguinte explicação no site da Professora Manuka

Fora à parte é uma expressão equivocada

Muitas pessoas usam a expressão fora à parte como sinônimo de separado ou não incluído, como no exemplo: “Vamos fazer as marmitas, mas o valor das quentinhas de alumínio é fora à parte.”

Para escrever a sentença corretamente, seria melhor usar:

• “Vamos fazer as marmitas, mas o valor das quentinhas de alumínio é à parte.”
  • “Vamos fazer as marmitas, mas o valor das quentinhas de alumínio é cobrado por fora.”
1
  • 1
    Sim, seria a primeira frase. A segunda frase, você usou "a parte" que precisa de um complemento e usando "à parte" eu já vi as pessoas usarem pra evitar falar muito, uma simplificação. Mas as duas querem dizer a mesma coisa. De qualquer modo, o texto da professora Manuka e a sua resposta resolveu o meu problema, era isso que eu queria saber. Jun 26, 2019 at 1:17

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.