6

Quando escrevo a palavra - Responsivo em algum campo de texto utilizando o navegador Google Chrome nenhum erro é detetado no dicionário do Chrome, mas já quando tento escrevê-la no feminino - Responsiva ele sublinha-a como erro de escrita.

enter image description here

O que me levou à pergunta:
Será que existe um gênero feminino para esta palavra, ou será mesmo este o feminino para esta palavra?

Adicionalmente, alguém sabe um sinónimo para isto que tenha uma versão feminina da palavra?

8
  • 2
    Em pt_PT reponsivo nem sequer existe.
    – Jorge B.
    Jul 23, 2015 at 9:44
  • Existe algum sinónimo para descrever o mesmo em pt_PT @JorgeB. ?
    – Chun
    Jul 23, 2015 at 9:45
  • afinal estou enganado, existe sim, mas não se usa.
    – Jorge B.
    Jul 23, 2015 at 9:46
  • 6
    Atenção que o dicionário do Chrome não é assim tão abrangente. Poderá escapar-lhe uma palavra ou outra.
    – E_net4
    Jul 23, 2015 at 11:10
  • 1
    Realmente o @E_net4 tem razão aqui não me dá erro nenhum.
    – Jorge B.
    Jul 23, 2015 at 12:33

1 Answer 1

5

Responsivo é um adjetivo biforme terminado em o. Segundo a regra para esse ajetivo, na forma feminina troca-se o o por a. Por ser adjetivo, a concordância deve acompanhar o substantivo mais próximo.

Responsivo é mais comum por estar mais presente acompanhando substantivos masculinos:

"O site responsivo [..]"
"O layout responsivo [..]"
"O design responsivo [..]"

Mas pode ser usado terminando em "a":

"[..] carta responsiva [..]"
"[..] tela responsiva [..]"

O dicionário do Chrome não é altamente confiável. Ele já me informou de erros gramaticais triviais inexistentes.

1
  • 2
    O corretor de ortografia de Google é desenvolvido não com regras com a maioria dos corretores, mas com big data. Assim tenta poder incluir novas palabras e marcas, etc, e também ter em conta a gramática simples, sem interação humana como os outros, só com heurísticas. O problema é que às vezes uma ou outra palavra não aparece muito no corpus, ou pela forma de intuir a gramaticalidade duma palavra, o corretor acha-a incorreta (por concordancia, categoria gramatical, terminologia, etc). Jan 9, 2016 at 3:53

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.