3

Gatos _____ são agitados.

Hipertireoidoicos?

5

O dicionário Houaiss (Lisboa, 2002) dá-te não uma, não duas, mas quatro alternativas, parecendo implicitamente preferir hipertireóidico, já que as outras três simplesmente remetem para esta. Passo a citar (desabreviando algumas abreviações):

hipertireoídico adj. mesmo que hipertireóidico
hipertireóidico adj. relativo a ou que apresenta hipertireoidismo; hipertireoídico, hipertiroídico, hipertiróidico ʘ ETIM híper- + tireóide + -ico; ver tir(e/o)-
[...]
hipertiroídico adj. mesmo que hipertireóidico
hipertiróidico adj. mesmo que hipertireóidico

4
  • Na verdade, eu tenho um gato assim. Mas é velhinho. Precisa tomar remédio duas vezes ao dia. – Lambie Jun 14 '19 at 19:13
  • @Lambie, e eu que nem cheguei a ver o que é isso do hipertireoidismo! :) – Jacinto Jun 14 '19 at 21:27
  • @Lambie Eu também tenho um gato velhinho hipertireóidico. Foi por causa dele que fiz a pergunta. :) – Detached Laconian Jun 14 '19 at 22:34
  • 1
    @Detached Laconian Ah sim. Quando são jovens, existem, outros tratamentos. Eu já tenho uma têcnica para administrar o remédio. O gosto é horrivel mas misturado com caldo de peru (rsrs), o mau gosto é bem menor. Ele fica com o olho em mim quando vai chegando a hora....Também, ele insiste em beber água na banheira. Credo, já virei escrava desse bichinho. :) Nem consigo pronunciar esse adjetivo sem hesitar....nem em inglês ou português. :) – Lambie Jun 15 '19 at 1:10

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.