0

Estou estudando para concursos públicos e gosto muito de ler. Infelizmente todos meus livros em português que possuo em casa tem >6 anos de idade, logo não estão de acordo com o Novo Acordo Ortografico. Eu sei que o excelente website Domínio Publico oferece milhares de títulos gratuitamente, mas não sei como filtrar apenas por resultados que estejam de acordo com a nova ortografia.

Por favor, alguém me indicaria um local online para conseguir textos, de preferência dentre as obras clássicas brasileiras, que estejam de acordo com as novas regras gramaticais?

4
  • Não existe nova ortografia brasileira. A nova ortografia é do português: "O novo acordo ortográfico foi realizado em 2009, com prazo de adaptação até 2012, e visa uniformizar e aproximar a gramática entre os 9 países que têm a Língua Portuguesa como língua oficial." As mudanças consistem principalmente na acentuação, uso no hífen, uso do trema e no alfabeto, exemplificadas a seguir. concursosnobrasil.com.br/escola/portugues/…
    – Lambie
    Jun 4 '19 at 18:11
  • 1
    Creio que que te referes ao dominiopubico.gov.br. Não me parece que haja como filtrar, mas podes sempre perguntar-lhes. Imagino que obras na nova ortografia sejam raras lá: seria preciso que eles tivesse obtido digititalizações recentes de edições recentes. Eu espreitei umas tantas obras lá, e muitas nem incluem o ano da edição. Há uma maneira, obra a obra, de ver qual é a grafia: baixas o ficheiro e fazes um Ctrl F de "eia", e se encontrares "idéia, estréia", etc. é grafia antiga; esta é capaz de ser a mudança mais comum no Brasil; também há o "oo", "vôo, enjôo" antes, "voo, enjoo" agora.
    – Jacinto
    Jun 7 '19 at 6:41
  • 1
    Não é para te desanimar, mas suspeito que digitalizações dos clássicos estejam em todo o lado praticamente todas na grafia antiga. Nas edições em papel, aqui em Portugal, a ficha técnica do livro tende a dizer quando está na grafia antiga.
    – Jacinto
    Jun 7 '19 at 7:00
  • @Jacinto Verdade. O melhor que consegui foram algumas edições mais recentes pela LibGen.io mas há muito poucas. Infelizmente o Domínio Público não tem a funcionalidade de filtrar por ano de edições...
    – Scientist
    Jun 7 '19 at 14:56

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Browse other questions tagged or ask your own question.